POLÍTICA | Secretário de Cultura presta contas na Assembleia Legislativa do Estado de SP
O secretário de Cultura do Estado, José Luiz Penna, prestou contas do primeiro semestre deste ano à Comissão de Educação e Cultura nesta terça-feira, 20/06. Na reunião foram apresentadas ações e metas de gestão para o setor cultural. O segmento conta com um orçamento de cerca de R$ 522 milhões.
Na apresentação foram citados vários museus, dentre eles, o Museu da Diversidade Sexual, criado em 2012 e vinculado à Secretaria da Cultura. O museu contou com a visita de mais de 10 mil pessoas nesse primeiro semestre e é o primeiro da América Latina e um dos três do mundo relacionados ao tema.
O secretário também falou sobre a reconstrução do Museu da Língua Portuguesa, atingido por um incêndio em 2015. “As obras foram retomadas. Foi realizado um convênio para a recuperação, montagem e estruturação do acervo. A previsão é que no início do ano que vem tenhamos a primeira etapa do Museu pronta”, disse.
Os deputados presentes na comissão pediram a ampliação dos programas culturais no Estado. Para a presidente da Comissão de Educação e Cultura, deputada Beth Sahão (PT), o secretário é aberto ao diálogo, mas faltam investimentos no setor. “A cultura tem um orçamento muito pequeno. Há museus fechados ou em reforma e são espaços importantes para preservação de memória, conhecimento e visitação pública”.
A reunião foi presidida pela deputada Beth Sahão e contou com a presença dos deputados Marco Vinholi (PSDB), Welson Gasparini (PSDB), Luiz Turco (PT), Rita Passos (PSD), Leci Brandão (PC do B), Chico Sardelli (PV) e Edson Geriboni (PV).