SÃO CARLOS | IFSP e Prefeitura estudam parceria para a capacitação de servidores da rede de ensino

O prefeito Airton Garcia e o secretário de Governo, Edson Fermiano, receberam na tarde desta terça-feira (21), no Paço Municipal, o Pró-Reitor de Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP), Silmário Santos e o diretor do Campus São Carlos, Rivelli da Silva Pinto. A pauta principal da reunião foi uma parceria entre o Instituto e o município na área da educação.

Atendendo uma solicitação da Secretaria Municipal de Educação, o IFSP, a partir do segundo semestre desse ano, poderá oferecer oficinas de capacitação para os servidores públicos municipais da rede municipal de ensino, sem custos para a Prefeitura.

O IFSP é uma autarquia federal de ensino. Destina 50% das vagas para os cursos técnicos e, no mínimo, 20% das vagas para os cursos de licenciatura. Complementarmente oferece cursos de formação inicial e continuada, tecnologias, engenharias e pós-graduação. Além dos cursos presenciais, oferece na modalidade de Ensino a Distância (EaD), o curso superior de Formação de Professores. Hoje possui mais de 40 mil alunos matriculados nas 37 unidades distribuídas pelo estado de São Paulo.

“Recebemos esse pedido do secretário Nino Mengatti e hoje viemos comunicar o prefeito Airton Garcia que essa capacitação é possível, inclusive já enviamos as oficinas que poderemos ministrar ainda esse ano”, disse o Pró-Reitor de Administração IFSP, Silmário Santos.

A diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação, Cilmara Seneme Ruy, a chefe de gabinete, Juliana Baptista e a professora Maria Cecília Cerminaro, que está acompanhando a criação do Centro Municipal de Formação dos Profissionais da Educação, participaram da reunião, representando o secretário Nino Mengatti que está em Brasília. “A inauguração do nosso centro deve ser em outubro, porém podemos iniciar as capacitações em outro local. É importante ressaltarmos que essas oficinas poderão ser oferecidas para todos os servidores e não somente para professores e diretores”, disse a diretora pedagógica.

De acordo com o diretor do IFSP, campus São Carlos, já foram disponibilizados pela equipe de extensão quais temas podem ser trabalhados nas oficinas. “Pretendemos oferecer várias oficinas, sempre com tema específico para cada categoria, entre elas Professor I, Professor II, Professor III e IV, agente educacional, servente de merendeira e serviços gerais”.

Para o prefeito Airton Garcia as parcerias são sempre bem vindas. “Precisamos trabalhar em conjunto com outras instituições, sejam elas estaduais ou federais, para melhorar a qualidade da nossa educação. Com essas capacitações vamos qualificar ainda mais os nossos profissionais da rede municipal de ensino. Agradeço ao IFSP e também estamos dispostos ajudar em algumas demandas do Campus de São Carlos”, comentou o prefeito.

Nos próximos dias a equipe do IFSP deve se reunir com o secretário Nino Mengatti para oficializar a parceria.

 

CENTRO DE FORMAÇÃO – A ideia é que o Centro de Formação dos Profissionais da Educação seja concebido como um equipamento público a serviço da cidade tendo como objetivo dar sustentação às ações de formação continuada dos profissionais que atuam na educação do município, ampliar suas competências e fomentar a discussão sobre a Educação, com vistas ao diálogo e à qualificação destes profissionais. O Centro vai ser instalado no Palacete Conde do Pinhal, prédio onde já funcionou a sede da Secretaria e que passa por reforma.

Deixe um comentário