SÃO CARLOS | Caco Colenci apresenta três médicos de Cuba ao prefeito Airton Garcia

 

O prefeito Airton Garcia, acompanhado do secretário de Saúde, Caco Colenci e da vereadora Cidinha do Oncológico, recebeu na tarde desta segunda-feira (26), no Paço Municipal, mais três médicos por meio do Programa Mais Médicos. Recém-chegados de Cuba, os profissionais vão substituir outros médicos que já tiveram seus contratos vencidos e estão deixando o país.

Felix Gutierrez, Julyanela Gonçales Domingues e Elaine Garcia Carballea podem atuar na Atenção Básica de Saúde, ou seja, nas Unidades Básicas de Saúde ou nas Unidades de Saúde da Família.

De acordo com o secretário de Saúde esses profissionais chegaram a Brasília e iriam clinicar em outras cidades do interior paulista. “Como os municípios que eles iriam trabalhar já tinham preenchido as vagas, imediatamente requisitamos os profissionais para a nossa rede. O contrato é de 3 anos e eles já entram no lugar dos outros cubanos que estão deixando o Brasil”, explicou Caco Colenci.

Nesta terça-feira (27), cinco médicos cubanos deixam São Carlos, outros 16 permanecem, porém a Prefeitura já está solicitando junto ao Governo Federal a reposição de todos os médicos que começaram a atuar em 2014 no município e que agora estão retornando para Cuba.

“É um programa que foi bem acolhido pela população. Os pacientes gostam dos médicos cubanos, por isso agradecemos a chegada desses três novos profissionais. Estamos trabalhando para melhorar o atendimento para os usuários do SUS em São Carlos, estamos realizando processo seletivo, vamos abrir concurso, vamos tentar contratar por credenciamento, portanto a chegada deles nos ajuda muito”, disse o prefeito Airton Garcia.

O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que prevê investimento em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões que precisam de mais profissionais.

Deixe uma resposta