SÃO CARLOS | Rodson comemora implantação do programa “Consultório na Rua”

O vereador Rodson Magno do Carmo (PSDB) comemorou na tarde desta sexta-feira (30) a implantação do programa “Consultório na Rua” pela Secretaria Municipal de Saúde, em solenidade ocorrida na Praça Maria Apparecida Resitano (Praça do Mercado). Desde janeiro de 2014 o parlamentar vem dedicando esforços para que o programa, instituído pelo Ministério da Saúde, fosse implantado.

Além de protocolar requerimento na Câmara Municipal em 2014 solicitando à gestão municipal da época a viabilização do programa, Rodson também trabalhou para buscar parcerias e recursos para realização do programa, conseguindo a doação de um ônibus por meio do Rotary Clube Norte de São Carlos. 

COMO FUNCIONA 

O programa atuará de forma itinerante pelas cinco regionais de saúde, desenvolvendo ações compartilhadas e integradas às unidades básicas de saúde, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e, se necessário, aos serviços de urgência e emergência. O consultório pretende se vincular a uma unidade de saúde, um dia da semana, em horários diferenciados, dividido em cada uma das regionais de saúde, conforme a necessidade de demanda e diagnóstico territorial.

O serviço será iniciado com o “Consultório na Rua” tipo I, com 4 profissionais de saúde que irão circular os territórios para atender a população em condição de vulnerabilidade social. A equipe multidisciplinar será composta por profissionais de enfermagem, psicólogo e terapeuta ocupacional.

“Tenho a preocupação desde quando assumi o meu mandato, em dar assistência às pessoas que praticamente estão excluídas da sociedade. Quase todos os dias recebo mães em meu gabinete que choram pelos filhos que estão entregues às drogas, principal causa desses ficarem pelas ruas sem as mínimas condições básicas de saúde. Parabenizo o prefeito municipal Airton Garcia, o secretário de saúde Caco Colenci e toda sua equipe pela viabilização do programa”, concluiu o vereador.

Deixe um comentário