CULTURA | Iguatemi São Carlos recebe exposição sobre a história do Projeto Guri

O Shopping Iguatemi São Carlos recebe, entre os dias 10 e 30 de julho, a exposição “Projeto Guri – 21 Anos”. O objetivo da mostra é compartilhar os frutos do trabalho do maior programa sociocultural brasileiro. A visitação é gratuita e será instalada na rotatória em frente à loja Bibi.

A exposição retrata os fatos mais importantes da história do programa por meio de cubos e painéis, com fotos e pequenos textos. São facetas que revelam o trabalho realizado com mais de 600 mil crianças e jovens atendidos nesses 21 anos. O Guri promove a educação musical e a prática coletiva de música, tendo em vista o desenvolvimento humano de gerações em formação.

Em São Carlos, o Projeto Guri funciona há 10 anos e oferece 515 vagas para a população infantojuvenil, que tenha entre 6 a 18 anos. Além do trabalho que é realizado, o Polo Regional São Carlos também conta com o Grupo de Referência, com formação única em Big Band – grupo instrumental de música clássica associada ao jazz –, que irá se apresentar no dia 30, às 16h, no estacionamento do Shopping Iguatemi.

Criado em 2013, a formação conta com 20 alunos e ex-alunos que se destacaram na seletiva realizada nas 30 cidades que pertencem ao polo regional. O grupo já dividiu o palco com grandes nomes da música: Sérgio Cáscapera (trompetista); Sidnei Borgani (trombonista); Cesar Roversi (saxofonista); Eduardo Cubano Espasande (percussionista); Nelton Essi (baterista e percussionista); Vinicius Dorin (saxofonista e flautista); e Fernando Correa (guitarrista).

No Iguatemi, os músicos irão apresentar um repertório eclético, com músicas nacionais e internacionais nos ritmos do choro, samba, jazz, música clássica, entre outros. Essa parceria contempla o calendário de ações do Shopping para fornecer opções de cultura e lazer gratuitos para a população e colaborar com a divulgação de eventos e projetos importantes para o desenvolvimento social da cidade.

Sobre o Projeto Guri

Mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos.

Mais de 49 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista e grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu cerca de 650 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Serviço:

Exposição Projeto Guri – 21 anos

Data: de 10 a 30 de julho

Horário: Funcionamento do Shopping.

Local: Rotatória em frente à loja Bibi

Evento gratuito

 

Apresentação do Grupo de Referência

Data: 30 de julho

Hora: 16h

Local: estacionamento do Shopping Iguatemi

Evento gratuito

Deixe uma resposta