SÃO CARLOS | Fundação Pró-Memória recebe 10º Encontro de Ferromodelismo

 

A Associação São Carlense de Ferromodelismo (ASCFer), em parceria com a Fundação Pró-Memória, realiza neste fim de semana, o 10º. Encontro de Ferromodelismo, na Estação Ferroviária. O encontro vai até domingo (9), das 10h00 às 18h00. 

Para o Encontro, a ASCFer idealizou a construção de uma maquete modular com cerca de 50 metros, na escala 1x87HO, totalmente eletrônica, seguindo  padrões estabelecidos em norma americana, exceto em seu suporte expositivo, pois foi readaptada para crianças e portadores de necessidades especiais. A maquete que começou a ser construída em setembro de 2015, terá 80 metros lineares de trilhos, 3 composições com 2 locomotivas cada, ou seja, 6 locomotivas e 75 vagões, além de cenários rurais, vilas, sinaleiros, 100 figurantes, entre outros. Terão destaque a Estação Ferroviária de São Carlos com a sua configuração atual, o Viaduto 4 de Novembro e a passagem inferior da Rua 13 de maio. A maquete poderá ser controlada apenas por 2 pessoas. Diversos profissionais participaram da montagem da maquete, entre eles, engenheiro eletricista, engenheiro mecânico, carpinteiro, marceneiro e artesãos, todos da associação de ferromodelismo. 

Além da maquete principal, o evento contará com 12 maquetes representativas, amostra de materiais referentes à história da antiga Companhia Paulista, área de alimentação e lojas com produtos relativos ao ferromodelismo. 

O 1º Encontro de Ferromodelismo de São Carlos ocorreu em 2008. E foi inserido no calendário oficial do Município pela Lei nº 14.523, de 24 de junho de 2008. 

Sobre a Associação

A Associação São Carlense de Ferromodelismo começou a ser montada em 2007. A ideia era montar um grupo de ferromodelistas. Em 2008, o Grupo de Ferromodelistas de São Carlos (GRUSCFer) foi montada e em 2012, transformou-se em Associação São Carlense de Ferromodelismo. 

A ASCFer é presidida atualmente pelo senhor Luiz Paulo Matas e é composta por 21 membros. O grupo se reúne na plataforma da estação, principalmente aos finais de semana, fazendo manutenção em suas maquetes e orientando os interessados pelo hobby. 

Sobre a Estação

A estação ferroviária de São Carlos foi inaugurada em 1884 pela Companhia Rio Claro de Estrada de Ferro. Esta Companhia estendeu o caminho do café interior adentro, sendo elemento determinante para o desenvolvimento econômico, social, político e cultural da região. 

No início do século XX, já sob administração da Companhia Paulista, a estação foi reformada e modificada, sendo reinaugurada em 1908. Hoje, é um dos mais importantes patrimônios preservados no Município, tendo sido tombado em 2016, e é considerado patrimônio da população do Estado de São Paulo, estando em processo de tombamento pelo CONDEPHAAT. 

A estação fica aberta para visitação pública e dá lugar para encontros de antigos ferroviários, saudosistas, e jovens que gostam da estação e da ferrovia, assim como da prática do ferromodelismo.

Deixe uma resposta