SÃO CARLOS | Secretaria de Trabalho inicia curso de eletricista através do Programa Via Rápida Emprego

 

A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, através do programa Via Rápida Emprego e a Escola Técnica Estadual (ETEC) Paulino Botelho do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza deu início nesta segunda-feira (17), ao curso de eletricista instalador residencial.

São 30 alunos que receberão capacitação de 100 horas (4 horas/aula por dia de segunda a sexta-feira), certificado pelo Via Rápida Emprego, programa coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. O curso está sendo ministrado pelo docente da ETEC “Paulino Botelho”, professor Tiago Matheus Nordi.

As aulas teóricas incluem aprendizado sobre tipos de fornecimento de energia elétrica, grandezas e medidas elétricas, ferramentas de trabalho, segurança, materiais utilizados, símbolos em esquemas elétricos (interpretação e instalação), quadro de distribuição de luz e força, comando de lâmpada (interruptor simples, paralelo e intermediário), circuitos de tomadas (monofásica e bifásica), emendas e passagem de cabos e fios, montagem de projetos e as aulas práticas.

O secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Walcinyr Bragatto, e o diretor do Departamento de Apoio à Economia Solidária, José Eduardo Araújo, participaram da aula inaugural do curso que está sendo realizado no Centro Público de Produção de Economia Solidária de São Carlos, “Rosa Sundermann”, localizado na rua Paulo Toyama Riuji, n.º 400, no Santa Felícia.

Bragatto explica que com o apoio do prefeito Airton Garcia foi possível recuperar convênios com o Ministério do Trabalho e o Governo do Estado. Segundo o secretário de Trabalho, Emprego e Renda para que a cidade se desenvolva e possa ter uma economia forte é necessário ter bons profissionais. “No momento em que a Prefeitura de São Carlos não tem recursos próprios para poder investir é necessário buscar parcerias como a encontrada junto a ETEC “Paulino Botelho” e o Programa Via Rápida Emprego que está oferecendo para São Carlos cursos gratuitos com qualidade e profissionalismo. O próximo curso a ser oferecido será de pintor, com objetivo de preparar os profissionais para a área de construção civil, setor da economia que deve retomar o crescimento”.

“É satisfatório a retomada de cursos e do espaço do Centro Público do Santa Felícia porque encontramos um prédio totalmente abandonado, deteriorado, uma judiação ver o dinheiro público sem a devida utilização. Trabalhamos para recuperar o espaço, vamos promover o bom uso de um espaço público com formação profissional”, ressaltou Bragatto.

Ainda de acordo com Bragatto algumas profissões hoje não empregam tanto, outras estão em franca expansão e a capacitação coloca essas pessoas em condições de exercer a sua profissão, de sustentar a sua família, e muitas vezes de crescer e gerar mais empregos. “A pessoa recebe a capacitação e começa a fazer um serviço amanhã, depois precisa de um ajudante e pode ter uma equipe de trabalho prestando serviço pela cidade. Buscamos a formação organizada desses profissionais para que possam surgir inclusive cooperativas de trabalho para poder ter a sua profissão e o seu trabalho dignamente”, finalizou Bragatto.

Deixe uma resposta