SÃO CARLOS | Secretaria Municipal de Educação discute Base Nacional Curricular

 

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi o tema discutido nesta quinta-feira (20), no encontro promovido pela Secretaria Municipal de Educação com os gestores educacionais. O objetivo foi preparar os diretores das unidades escolares para a implementação do sistema.

A BNCC é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base Curricular deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.

A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, o documento soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral.

“É um momento que o município necessita de muita formação. Tanto gestores quanto professores devem se preparar para a implementação da Base. É um momento de discussão sobre um documento que será normativo e que nós não temos como fugir dele, então é um momento de parada, de reflexão e de estudo para execução deste sistema nas escolas. Provavelmente este material será referendado até o final do ano, então nós precisamos, desde já, estudarmos quais serão as mudanças que teremos nas escolas e nas secretarias”, explica Maria Regina dos Passos Pereira, consultora pedagógica e palestrante do evento.

De acordo com o secretário de Educação, Nino Mengatti, o próximo encontro será com os professores da rede municipal de ensino. “A nossa intenção é que a consultora pedagógica possa conversar exclusivamente com os professores, porém o enfoque será gestão de sala de aula, já que a Base será referência nacional obrigatória para que as escolas desenvolvam seus projetos pedagógicos”.

A BNCC determina que, ao longo da educação básica, os estudantes devem desenvolver dez competências gerais, tanto cognitivas quanto socioemocionais, que incluem o exercício da curiosidade intelectual, o uso das tecnologias digitais de comunicação e a valorização da diversidade dos indivíduos.

Deixe uma resposta