SÃO CARLOS | Julio Cesar quer saber se Prefeitura está cadastrada em programa de políticas de saúde do governo federal

O vereador e presidente da Câmara, Julio Cesar (Democratas), protocolou  requerimento solicitando da Prefeitura informações sobre a participação do município no Programa SAIPS (Sistema de Apoio à Implementação de Políticas em Saúde). O parlamentar questionou se a Prefeitura Municipal de São Carlos se inscreveu no SAIPS.   

Julio Cesar argumentou que o SAIPS foi desenvolvido para informatizar o processo de solicitação de custeio, estabelecer incentivos para implantação de unidades e serviços em saúde, bem como habilitação ou credenciamento de equipes, unidades e serviços em saúde. Para as Redes/Programas com solicitações já disponíveis via SAIPS, o Gestor Estadual, Municipal registra a solicitação e insere os arquivos digitais referentes às documentações necessárias diretamente no sistema, sem necessidade de protocolar documentação física no Ministério da Saúde.

IMPORTÂNCIA

“Os municípios, mais especificamente nossa cidade, sofrem diariamente com equipamentos quebrados e que muitas vezes não são realizados o conserto, e consequentemente os serviços são paralisados e quando falamos de saúde, uma ambulância que não está em estado de uso, por exemplo, nos custa vidas. Entendo que o SAIPS seja de grande valia para nosso município e por isso a insistência para que haja esse cadastramento e esteja atento para esta questão”, afirmou Julio Cesar.

O presidente da Câmara também assinalou que o sistema  dá um grande suporte para o município em diversas questões.O SAIPS foi pensado também para informatizar e desburocratizar o processo de solicitação de custeio UPA’s, custeio de programas, incentivos para implantação de unidades e serviços em saúde, como por exemplo, incentivo para reformar a central do SAMU 192.  No SAIPS serão cadastradas propostas para habilitação do recebimento do custeio, incentivo em parcela única para implantação de estabelecimento ou serviço de saúde.

Deixe um comentário