SÃO CARLOS | Julio Cesar inova e realiza primeira transmissão ao vivo de licitação da Câmara

A Câmara Municipal de São Carlos realizou de forma inédita na manhã desta segunda-feira (31) a primeira transmissão ao vivo pela internet e TV Câmara, de um pregão eletrônico destinado à compra de mobiliário (cadeiras) para as dependências do Edifício Euclides da Cunha (gabinetes e repartições).  O Pregão 12/17 teve como vencedora a Athika Comércio de Móveis Eirelli – EPP, e o presidente da Câmara, vereador Julio Cesar (Democratas),  anunciou a obtenção de uma economia da ordem de 54%.

Ele ressaltou que a adoção da prática de dar publicidade ao procedimento, representa “um momento histórico e um divisor de águas” no tocante à transparência administrativa da Casa.

Pregão Eletrônico é uma modalidade de licitação fundamentada nos termos da Lei Estadual 14.167 de 10/01/2002 e regulamentada pelo Decreto 42.416 de 13/03/2002, visando a aquisição de bens e serviços comuns por meio da utilização de recursos de Tecnologia da Informação

A partir de agora, os pregões  da Câmara de São Carlos passam a ter transmissão direta e os munícipes poderão também acompanhar eletronicamente outras etapas dos processos de compras realizados pela Casa.

Desde o início do ano, na gestão de Julio Cesar, o Legislativo são-carlense implantou o sistema de pregão eletrônico, que já nas primeiras compras efetuadas alcançou uma economia significativa de recursos públicos, da ordem de 40%. A gestão encontrou nesse procedimento um aliado importante para a redução de custos na aquisição de materiais de consumo, serviços, bens permanentes e outros. Permite, basicamente, aumentar a quantidade de participantes,  diminuir os custos do processo licitatório, dar mais celeridade e garantir transparência aos processos da administração da Câmara.

Com relação à transparência, no primeiro semestre deste ano destacaram-se medidas de modernização e facilitação do acesso às informações sobre a Câmara, quanto a dados relativos a contas públicas, despesas com diárias e viagens, boletim de caixa (pagamentos efetuados), salários, compras e licitações. Por meio  do site do Legislativo (www.camarasaocarlos.sp.gov.br) é possível verificar a presença dos parlamentares e acompanhar a transmissão das sessões e audiências públicas. O Legislativo também disponibiliza um aplicativo para celulares.

Deixe uma resposta