SÃO CARLOS | Escola Estadual do Cidade Aracy IV vai ter cursos técnicos da ETEC Paulino Botelho

Ao lado de representantes da ETEC Paulino Botelho/Centro Paula Souza e Diretoria Regional de Ensino, o deputado federal Lobbe Neto (PSDB-SP), participou na manhã desta segunda-feira, 31/07, de uma vistoria técnica na Escola Estadual Cidade Aracy IV, localizada no bairro Cidade Aracy, em São Carlos.

A visita teve como objetivo o anúncio da implantação de cursos técnicos na referida unidade escolar, a partir do próximo ano.

Lobbe relatou que o Governo do Estado está ampliando a oferta de vagas de cursos técnicos, buscando atender o maior número de pessoas que cursam ou que já concluíram o ensino médio, visando a melhoria no mercado de trabalho. “Dessa forma, o Centro Paula Souza está utilizando salas ociosas no período noturno, em escolas estaduais, para ampliar a oferta de cursos técnicos”, contou o parlamentar.

O diretor da ETEC, Aparecido Sedi Moriwaki, contou que os cursos técnicos, inicialmente, serão da área de gestão e vão ser ministrados no período noturno. “A ETEC Paulino Botelho estima abrir nove salas para receber em torno de 360 alunos”, contou.

Moriwaki ressaltou que o Centro Paula Souza e a Diretoria de Ensino apresentaram ao Governo Estadual a implantação do Plano de Expansão II, escolhendo um determinado bairro que necessita da oferta de curso técnico.  “O Cidade Aracy tem uma escola estadual adequada para receber uma parte da estrutura do Centro Paula Souza e vamos implantar a partir de 2018, três cursos na área de gestão”, informou. “Pretendemos trocar um dos três cursos, pelo Técnico em Agente Comunitário de Saúde”, adiantou.

A diretora regional de ensino, Débora Gonzalez Costa Blanco, enalteceu a parceria. “Por causa dessa união, em busca de ações para São Carlos, o Governo Estadual vai utilizar sua potência, usando sua estrutura física e de tecnologia, em benefício da população. Lutamos tanto para ter esse prédio e tenho certeza que essa instituição vai beneficiar a população que mora nessa região e tanto precisa de qualificação para buscar espaço no mercado de trabalho”, contou.

Lobbe aproveitou a oportunidade para avaliar os últimos investimentos do Governo Estadual, na área sul da cidade e o impacto na vida dos estudantes.  “Estamos sempre em contato com a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), com o governador Geraldo Alckmin (PSDB), com o secretário estadual de Educação, José Renato Nalini, e avançamos muito nessa região. São cinco novas escolas na região do grande Cidade Aracy: esta do Cidade Aracy IV; a Escola Estadual Jardim Zavaglia;  Orlando Perez; Ary Pinto das Neves; e Marivaldo Carlos Degan.  Com essa nova implantação os jovens vão poder se profissionalizar, entrar no mercado de trabalho e, com isso, ter seu próprio orçamento com possibilidade de  ajudar em casa, além de se prepararem para enfrentar desafios desse mundo globalizado”, afirmou.

Estão ainda nos planos da parceria da Diretoria de Ensino e ETEC Paulino Botelho a implantação de cursos do programa estadual “Via Rápida Emprego”, que oferta cursos básicos de qualificação profissional, e o Médiotec, o qual oferece formação técnica e profissional à estudantes do ensino médio, onde o aluno de baixa renda recebe uma bolsa de R$ 200 reais para permanecer estudando.

Deixe um comentário