SÃO CARLOS | Departamento de Ensino da Santa Casa cria Comitê de Ética e Pesquisa

Atividade inaugural do CEP ocorreu na manhã desse sábado (5), com o objetivo de capacitar dos membros, como pré-requisito para atuar como pesquisadores na Instituição

O Departamento de Ensino da Santa Casa de São Carlos realizou na manhã deste sábado, 5 de agosto, a atividade inaugural do (CEP), com o objetivo de capacitar dos membros, como pré-requisito para o início das atividades do Comitê.

O evento contou com as palestras: “Ética na Pesquisa com Seres Humanos”, realizada pelo médico e professor doutor da UFSCar, Nivaldo Antonio Parizotto; “Ética” ministrada pelo médico e professor doutor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (UPS), Marco Martins Amatuzzie; “Termo de Consentimento Livre e Esclarecido” feita pelo médico, coordenador CEP da Santa Casa e professor adjunto do Curso de Medicina da UFSCar, Rodrigo Bezerra de Menezes Reiff.

O evento finalizou com a explanação “Treinamento de submissão de trabalhos na Plataforma Brasil” realizada pelo secretário executivo do Serviço de Apoio aos Comitês de Ética da UFSCar, Henrique Affonso de André Sobrinho.

Para o professor Nivaldo Antonio Parizotto toda instituição de Saúde que cria um Departamento de Ensino e por consequência e uma atividade pedagógica na formação de profissionais médicos tem como pré-requisito a criação de Comitê de Ética na Pesquisa com Seres Humanos, para que o trabalho desenvolvido na Instituição seja respeitado no meio acadêmico. “O CEP sendo criado eleva o patamar da Santa Casa para um padrão superior e certamente, muitas pesquisas serão produzidas por médicos, que buscam o desenvolvimento científico. Todo esse contesto fará crescer o nome da Instituição”.

Na avaliação do professor Marco Martins Amatuzzie o movimento é importante porque no final, visa o benefício dos pacientes. Tendo em vista que os resultados serão aplicados nas terapias e procedimentos médicos para a população, principalmente, para uma camada da sociedade que utiliza o serviço do Sistema Único de Saúde (SUS). “O Corpo Clínico da Santa Casa, através do CEP, vai se enriquecer com o conteúdo das pesquisas científicas que serão realizadas aqui na Instituição”.

Para o coordenado do CEP, Rodrigo Reiff a criação do Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo humanos da Santa Casa representa uma conquista sem precedentes para a Instituição e um grande passo para a caracterização da Santa Casa como Hospital de Ensino. “Somente três hospitais no Brasil não vinculados a uma Universidade possuem seus próprios CEPs”, relatou.

Reiff explica que o principal objetivo do Comitê é assegurar que todo o indivíduo que participe de uma pesquisa científica tenha informações suficientes a respeito de sua participação de forma clara, com liberdade e autonomia para as suas decisões. “Trata-se de uma demonstração de maturidade da Santa Casa no aspecto da ciência e pesquisa clínica”, finalizou.

Deixe um comentário