SÃO CARLOS | Airton Garcia assina convênio com Governo do Estado para área da cultura

O prefeito Airton Garcia, juntamente com o secretário de Educação, Nino Mengatti, o chefe de seção de Difusão Cultural, Carlos Alberto Caromano e o vereador Francisco Márcio de Carvalho (Chico Loco), esteve na tarde desta terça-feira (15), no Palácio dos Bandeirantes, para a assinatura de convênios na área da cultura para a continuidade de atividades por meio do programa Oficinas Culturais.

No total o Governo do Estado firmou 177 convênios com as prefeituras nas áreas de turismo, segurança no trânsito, agricultura, infraestrutura urbana, direitos da pessoa com deficiência, esportes, cultura e defesa civil. Por meio dos convênios, as prefeituras e entidades receberão repasses de recursos ou materiais do Estado para executar projetos de importância local.

Na área da cultura, os convênios ultrapassam R$ 1 milhão e darão continuidade ao programa Oficinas Culturais nas cidades de Ribeirão Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Marília, Presidente Prudente, Limeira, São Carlos e Santos. Parte do valor é para o que município adquira equipamentos para a realização das atividades, como computadores e retroprojetores. Também serão realizadas oficinas de diversas linguagens artísticas, envolvendo artes visuais, dança, fotografia, circo, literatura e gestão cultural.

Em São Carlos, a Prefeitura instalou no prédio onde anteriormente funcionava a Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda, um Centro Municipal de Artes e Cultura (CEMAC). Com a decisão por parte do Governo do Estado de fechar as oficinas, representantes da Prefeitura de São Carlos, já no início deste ano, estiveram em São Paulo para fazer um acordo com a Secretaria Estadual de Cultura e continuar os serviços na cidade.

“Na ocasião ficou definido que a Prefeitura se responsabilizaria pelo aluguel do prédio e faria a intermediação dos oficineiros para ministrarem cursos com foco profissionalizante. Agora o prefeito assinou o convênio que possibilitará a aquisição de novos equipamentos e a abertura de outros cursos”, explicou o secretário de Educação e Coordenador de Cultura, Nino Mengatti.

Para o chefe de seção de Difusão Cultural, Carlos Alberto Caromano, os convênios são importantes para São Carlos. “Estamos retomando a arte e a cultura da cidade, criando oportunidades para a realização de atividades artístico-cultural que contribuem para a formação do cidadão, portanto dependemos de recursos para expandir os nossos projetos. Desta vez o Governo do Estado nos repassou R$ 138.565,00 para realização de oficinas culturais”.

Segundo o prefeito Airton Garcia, desde o início da sua administração, a Prefeitura trabalhou no sentido de retomar as ações culturais no município. “Há muitos anos a área cultural não recebia apoio do poder público em São Carlos, mas estamos mudando isso. Agradeço ao Governo do Estado e vamos continuar trabalhando para trazer ainda mais recursos para São Carlos”.

“Com a assinatura destes convênios, estamos praticando dois princípios importantes: a descentralização, passando o recurso para a ponta, mais perto da população; e a participação, investindo na parceria com os governos locais”, afirmou o governador Geraldo Alckmin que assinou os convênios juntamente com o vice-governador, Márcio França.

Após a solenidade o prefeito Airton Garcia se reuniu com o vice-governador Márcio França que estará nesta quinta-feira (17) em São Carlos.

Deixe uma resposta