SÃO CARLOS | Economia e publicidade de pregões eletrônicos na Câmara repercutem entre órgãos públicos

A Câmara Municipal de São Carlos, na gestão do presidente Julio Cesar (Democratas), vem recebendo consultas de Prefeituras e órgãos legislativos interessados em implantar a modalidade Pregão Eletrônico em processos licitatórios e realizar a transmissão ao vivo desses procedimentos. No último dia 31 de julho, pela primeira vez um pregão eletrônico foi transmitido em tempo real pela internet e TV Câmara.

Neste ano, a Câmara teve uma economia de 40% nas compras e serviços licitados e o mais recente certame alcançou  56% na contratação de empresa especializada para aquisição de mobiliário para o Edifício Euclides da Cunha. A economia foi possível graças ao Pregão Eletrônico, modalidade que atende à Lei No. 10.520/02, permitindo mais transparência e a participação de fornecedores de qualquer parte do país, com aumento da competição e garantia do preço. Além disso, a modalidade gera  ainda maior economia no uso de papéis, mais rapidez e eficiência.

Observando que a prática de dar publicidade ao pregão eletrônico representou  “um momento histórico e um divisor de águas” no tocante à transparência administrativa da Câmara,  Julio Cesar informou que todos os pregões da Casa passam a ter  transmissão direta. A população também pode acompanhar eletronicamente outras etapas dos processos de compras realizados pelo Legislativo.

Ao todo em 2017 a Câmara Municipal de São Carlos realizou 12 processos licitatórios modalidade pregão eletrônico e um na modalidade pregão presencial. O Legislativo possui em seu quadro permanente três pregoeiros habilitados conforme determina a legislação. A equipe de apoio é composta por servidores efetivos do quadro permanente da Câmara contratados mediante concurso público, das áreas de compras, patrimônio, jurídico e TI (diretoria administrativa e financeira). O pregão utiliza sistema eletrônico de licitações do Banco do Brasil com acesso exclusivo da Câmara e fornecedores.

Deixe um comentário