SÃO CARLOS | Via Rápida Emprego certifica 78 pessoas para o mercado de trabalho na cidade

 

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda (SMTER), certificou mais 78 pessoas para o mercado de trabalho pelo programa Via Rápida Emprego da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação em parceira com o Centro Paula Souza – ETEC Paulino Botelho.

Na manhã de sábado (19), os alunos receberam do prefeito Airton Garcia, do vereador Marquinho Amaral (representando a Câmara Municipal), do secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Walcinyr Bragatto, de Cássia Regina Azevedo representante da ETEC Paulino Botelho, e dos professores Tiago Nordi, Anna Cristina Di Filippo e Madiana Cardoso, seus certificados pela conclusão das atividades dos cursos de assistente administrativo, eletricista instalador residencial e recepção e atendimento, realizados nos Centros Públicos de Economia Solidária Herbert de Souza – Betinho e Rosa Sundermann.

Entre aulas teóricas e práticas foram certificados 25 alunos do curso de assistente administrativo, 29 dos cursos de recepção e atendimento e 24 do curso de eletricista instalador residencial.

Para o prefeito Airton Garcia o país vive uma crise intensa que pega principalmente as pessoas que não tem qualificação profissional. “As coisas não estão fáceis, mas toda pessoa que tem uma profissão sempre arruma um emprego e se defende melhor. Eu agradeço o secretário Bragatto que proporcionou a qualificação para essas 78 pessoas. Muita gente ajudou, o Centro Paula Souza ajudou, muita gente faz parte dessa vitória, mas se não fosse o secretário implantando e retomando programas, não estaríamos entregando esses diplomas”, enfatizou o prefeito.

O vereador Marquinho Amaral ressaltou que o país passa por um momento onde quem não tiver qualificação está fora do mercado de trabalho. “O trabalho que vem sendo realizado pela Prefeitura é exemplar. Nós temos participado de outras formaturas e entrega de certificados que marcam o diferencial do governo anterior para esse governo. Nós que passamos um período tão difícil durante quatro anos na cidade estamos vendo que as coisas começam a melhorar. A cidade está com o nome limpo e estão sendo realizadas ações nos mais diversos setores e quem ganha com isso é a população”.

O secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Walcinyr Bragatto, explica que a sua pasta tem trabalhado forte na questão da formação e capacitação profissional com parcerias importante e de qualidade com a ETEC Paulino Botelho, através do Via Rápida, SENAC, SENAI e Fundação Educacional de São Carlos. “São cursos de excelente qualidade, gratuitos, que agregam conhecimento, dando uma perspectiva de vida melhor para as famílias. Tenho muito a agradecer o empenho de todos e a população de São Carlos que entendeu a necessidade de colocarmos a cidade no eixo novamente, mas já estamos produzindo bastante e naturalmente trabalhando o desenvolvimento social e econômico do município”, finalizou Bragatto.

Participaram ainda da solenidade a coordenadora dos cursos do Programa Via Rápida, Camila Roseira, os secretários municipais Paulo Wilhelm (Infância e Juventude), Edson Fermiano (Governo) Edson Ferraz (Esportes e Lazer), Antonio Carlos Catharino (Assessoria Especial de Gabinete), os chefes de gabinete das secretarias Rita Camargo, (Trabalho, Emprego e Renda), Paulo Raimundo (Obras), Luis Garmendia (Administração e Gestão de Pessoal), Júlio Cesar Ferreira, presidente da Prohab, Luis Marques subcomandante da Guarda Municipal, além de diretores de departamentos e familiares dos alunos.

Pintor predial

O próximo curso do Via Rápido Emprego em São Carlos será o de pintor predial com início no dia 4 de setembro nas dependências do Centro Público de Produção de Economia Solidária “Rosa Sundermann”, localizado na rua Paulo Toyama Riuji, nº 400, no bairro Santa Felícia, com carga horária de 100 horas/aula, dividido em 5 horas por dia. Será realizado em dois períodos: das 8h às 13h ou das 13h às 18h, com duas turmas de 25 alunos.

Podem se inscrever pessoas na faixa etária entre 16 e 59 anos. Para fazer a pré-inscrição, os interessados precisam acessar o site do Via Rápida – www.viarapida.sp.gov.br – até a próxima quarta-feira (22) e preencher o cadastro.

Deixe uma resposta