ESPORTE | “São Carlos é o palco principal do ciclismo no Brasil”, diz José Breve presidente da FPC

A Prefeitura de São Carlos, em parceria com a iniciativa privada, tem recolocado a cidade novamente no calendário dos mais importantes eventos esportivos do Brasil.

“São Carlos virou o palco principal do ciclismo no Brasil, as grandes provas nós fazemos aqui. Já fizemos o campeonato nacional, brasileiro e volta ciclística do futuro para os jovens que começam no esporte. Aqui é o local ideal para fazer provas de ciclismo. Local que a gente estava tentando encontrar no Brasil. Hoje São Carlos é o melhor local e que tem os melhores eventos”, disse José Jorge Breve, presidente da Federação Paulista de Ciclismo ao prefeito Airton Garcia durante a realização da terceira etapa do Campeonato Paulista de Resistência que São Carlos voltou a receber no Parque Eco-Esportivo Damha, no último domingo (20).

Ainda de acordo com José Breve o Parque Damha destaca-se pela segurança e contato dos ciclistas com a natureza. “É o lugar ideal, próprio para você praticar o esporte, tudo o que você precisa tem aqui. Estamos conversando com o secretário Edson Ferraz e vamos trazer novos eventos ainda este ano”, anunciou o presidente da Federação.

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Edson Ferraz, destaca a importância das parcerias com a Federação Paulista de Ciclismo e a Confederação Brasileira de Ciclismo que viabilizam a realização de grandes eventos na cidade. “Conseguimos realizar por diversas vezes os campeonatos Brasileiro, Paulista, provas importantes de resistência na pista que liga os distritos de Água Vermelha a Santa Eudóxia, que se tornou um ponto importante do ciclismo, a Volta Internacional de Ciclismo e a Volta do Futuro, acho que essa parceria com a Federação e Confederação faz com que o esporte cresça na cidade”.

Edson Ferraz destacou, também, que o olhar diferenciado para o município ocorre em função da estrutura que a cidade oferece para a realização dos grandes eventos. “O Parque Eco-Esportivo Damha é o principal ponto para que a cidade se torne essa referência na realização do ciclismo, também do triathlon e das provas de corrida. A tendência é que novos eventos venham para a cidade. Estamos estudando para novembro a possibilidade da realização de um evento de Mountain Bike que há muito tempo a cidade não realiza”, anunciou o secretário.

O vereador Francisco Márcio de Carvalho (Chico Loco) acompanhou o prefeito Airton Garcia no evento esportivo.

Resultados

Taubaté e São Carlos foram os vencedores da terceira etapa do Campeonato Paulista de Resistência. Após as etapas de São José dos Campos e Santa Barbara D’Oeste, algumas das melhores equipes e ciclistas do estado participaram do evento final no Parque Eco-Esportivo Damha. Centenas de atletas, divididos em 17 categorias, estiveram na etapa, mostrando a força da modalidade.  Taubaté e São Carlos acabaram brilhando na Elite, com as vitórias de Márcio Ferreira Bigai, da Equipe de Ciclismo de Taubaté, e Victória Martins Remaili, de São Carlos.

Uma das mais importantes disputas do calendário, o Paulista de Resistência é marcado pelo alto nível técnico, e não foi diferente na etapa final, com todas as categorias apresentando boas brigas e muito equilíbrio. Mesmo com muita chuva e vento, os participantes não se intimidaram e demonstraram bastante garra para superar as dificuldades e alcançar o topo do pódio. Destaque para a participação dos atletas da Seleção Júnior.

No masculino, Márcio Ferreira, da equipe de Taubaté, levou a melhor após os 85 km, completando a prova em 2h23min05seg. A segunda colocação ficou com seu companheiro de equipe Josimar Oliveira do Sacramento, enquanto o terceiro lugar foi de Thomaz Antelmo de Souza, da Audax/Duck Bike/Ert Uniformes/Araraquara.

Já no feminino,  o título da etapa ficou com a atleta da casa, Victória Martins Remaili, que fechou os 51 km (seis voltas), com o tempo de 1h40min12seg. Naiara Cristina Rodrigues,  da Audax/Duck Bike/Ert Uniformes/Araraquara, ficou em segundo, enquanto Camila Caetano Silva (avulso) terminou em terceiro lugar.

A terceira e última etapa da Paulista de Resistência tem supervisão da Federação Paulista de Ciclismo. O  apoio é da Prefeitura Municipal São Carlos, através das secretarias de Esportes e Lazer e Transporte e Trânsito, Parque Eco-Esportivo Damha, Policia Militar e Guarda Municipal.

Deixe um comentário