SÃO CARLOS | Câmara realiza audiência sobre Saúde Mental no município

A Câmara Municipal realizou nesta segunda-feira (21) uma audiência pública para discutir assuntos relacionados à situação dos serviços de cuidado à Saúde Mental no município. A audiência foi agendada pelo presidente da Câmara, vereador Julio Cesar (Democratas), em atendimento à solicitação feita pelo vereador Roselei Françoso (Rede), por meio do requerimento nº 1360/17, aprovado por unanimidade em plenário.

O evento, presidido por Roselei, contou com a participação do secretário municipal de Saúde, Carlos Eduardo (Caco) Colenci; o diretor de Coordenação Politico-Institucional da Secretaria Municipal de Governo, Samir Gardini; o defensor público Jonas Zoli Segura; a representante do Fórum Municipal de Saúde Mental, Alana Fornereto; o representante do CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) Anderson Barbosa Moreira; o representante do CAPS II, Renato de Oliveira; a agente psicóloga da Defensoria Pública, Soraya Mattar Gonçalves. 

Estiveram presentes os vereadores Lucão Fernandes (PMDB), Robertinho Mori (PSDB) e Rodson Magno do Carmo (PMDB), além de representantes de outros órgãos municipais e de usuários do sistema de cuidado à saúde mental.

ENCAMINHAMENTOS 

Durante a audiência todos participantes tiveram a oportunidade de utilizar a tribuna para expressar sugestões e demandas. Foram apontados como alguns encaminhamentos a necessidade de agendar uma reunião com o DRS (Departamento Regional de Saúde) de Araraquara – órgão do governo do Estado; de regularização e retomada do Conselho Municipal Antidrogas (Comad); além de melhorias de infraestrutura para o atendimento no CAPS II e AD.

Ao final do evento, Roselei também destacou a necessidade do trabalho de forma articulada, de maneira que a Saúde Básica converse com a atenção à Saúde Mental, os CAPS conversem com outros equipamentos como atendimento emergencial, Hospital Universitário e Santa Casa, para que a Saúde Mental se consolide em política pública e ofereça um serviço humanizado e profissionalizado.

Deixe um comentário