SÃO CARLOS | Aprovada lei de Elton que amplia disponibilização de eletrocardiograma para UBSs e USFs

A lei de autoria do vereador Elton Carvalho (PSB) – foto – que dispõe sobre a ampliação da disponibilização de aparelhos de eletrocardiograma nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs) da cidade foi aprovada por unanimidade na sessão plenária desta terça-feira (22) na Câmara Municipal.

“Fico muito feliz por mais esse projeto de lei aprovado. A saúde pública de São Carlos deve ser vista com carinho e atenção, visto que o momento atual apresenta grandes dificuldades e desafios”, argumentou o vereador.

O eletrocardiograma é um exame que permite a avaliação elétrica da atividade cardíaca (eletricidade que ele produz e transmite na pele), registrada em gráficos que são comparados com gráficos padrão e que indicam, assim, o estado de normalidade ou de alteração dos músculos e nervos do coração.

DIAGNÓSTICOS 

É um procedimento rápido, simples e indolor que permite diagnosticar ou acompanhar irregularidades no ritmo cardíaco, como arritmia e taquicardia; defeitos cardíacos; problemas com válvulas do coração; artérias bloqueadas ou estreitas; pericardite; infarto; entre outras condições.

Após a promulgação e a regulamentação da lei, as dependências das UBSs e USFs do município deverão contar de forma permanente com um aparelho para a realização do exame de eletrocardiograma.

“Agradeço aos meus pares por votarem favoravelmente neste projeto que beneficia diretamente a população. Com o eletro na unidade, o médico consegue ser mais preciso no diagnóstico, diminuindo os encaminhamentos à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e à Santa Casa. Essa é uma ação preventiva e um monitoramento preciso, podendo salvar vidas”, afirmou Elton.

Deixe uma resposta