NOVIDADE | Parque Ecológico de São Carlos recebe exemplares de Alpacas

 

O Parque Ecológico “Drº Antônio Teixeira Vianna”, de São Carlos, recebeu na última semana do Zoológico Municipal de Bauru exemplares da espécie Vicugna pacos, conhecida popularmente como Alpaca, animal parecido com a Vicunha, Guanaco e Lhama.

A mãe, que está prenhe, e o filhote de cinco meses já podem ser visitados de terça-feira a domingo no complexo do Bioma Patagônia, área que ocupa mais de 10 mil metros quadrados, abrigando vários recintos temáticos com animais desta região como Pinguins, Lhamas, Guanaco, Condor Andino, entre outros. O Bioma é uma homenagem à Patagônia, importante ecossistema da América do Sul que tem um clima que varia de altas temperaturas a forte umidade.

A Alpaca é da família dos camelídeos. É menor que a Lhama, tendo uma pelagem mais longa e macia. É criada no Peru, Chile e na Bolívia (região dos Andes) como fonte financeira principal, para o aproveitamento da sua lã (fibra de alpaca). O hábito de cuspir também é comum na Alpaca, mecanismo utilizado para mostrar agressividade ou como método de defesa, mas é um animal dócil.

De acordo com Guilherme Marrara, diretor do Departamento de Defesa e Controle Animal, o Parque Ecológico de São Carlos fez uma parceria com o Zoológico de Bauru para a conservação das espécies. “A nossa intenção é a conservação de espécies da fauna brasileira e sul americana. O manejo reprodutivo de alguns animais entre as instituições mantenedoras de fauna é muito importante para se manter a qualidade genética destas espécies e garantir o sucesso na reprodução em cativeiro, buscando apresentar futuramente projetos e reintrodução destes animais na natureza”, explica o veterinário.

O Parque Ecológico Municipal, mantido pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, é aberto para visitação gratuita de terça-feira a sábado, das 8h às 16h30, domingo, das 8h às 17h30. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail  [email protected] ou pelos telefones (16) 3361-4456 ou 3361-2429.

Deixe uma resposta