SÃO CARLOS | Grande festa marca o lançamento da 1ª. Geladeira do Saber

Centenas de pessoas passaram pela Praça do Mercado para conhecer o projeto de incentivo à leitura

A Praça do Mercado ganhou um novo adereço: a Geladeira do Saber. O projeto de incentivo a leitura foi inaugurado no último sábado (26), com uma grande festa. Além das atividades de leitura, teve corte de cabelo, manicure, medição de pressão, teste de glicemia e as ações da economia solidária. 

O projeto Geladeira do Saber visa facilitar o acesso das pessoas aos livros. “Nós recebemos a sugestão do vereador Rodson Magno e acolhemos. É papel da Secretaria de Educação desenvolver novas formas de acesso a leitura. Com o celular, internet e redes sociais, o livro ficou em segundo plano. Com livros gratuitos, vamos fazer com que a população da cidade tenha mais conhecimento. Precisamos promover a leitura, ela traz benefícios não só sociais, mas também para a saúde”, afirmou Nino Mengatti, secretário de Educação.

“Essa foi a primeira Geladeira do Saber. O SIBI (Sistema Integrado de Bibliotecas) fará a manutenção dos livros. É só chegar, escolher um volume, levar para casa e não se esquecer de devolver. Também é possível doar livros. Eles podem ser deixados na própria geladeira ou serem entregues na Biblioteca Amadeu Amaral”, contou César Maragno, diretor do SIBI.

A Geladeira do Saber estará à disposição da população durante o funcionamento do comércio e precisa da colaboração de todos. “Quero pedir para o povo abraçar esse projeto. Se o povo apoiar essa ideia, nós vamos espalhar as Geladeiras do Saber pela cidade, tudo depende da população O vereador propõe a lei, o secretário executa, mas precisamos da ajuda do povo. O povo tem que aderir e cuidar da geladeira”, disse o prefeito Airton Garcia.

Para o vereador Rodson Magno o grande objetivo da Geladeira do Saber é incentivar a leitura. “Estou muito feliz com a concretização deste projeto. A minha intenção é ampliar o projeto. Procurar parceiros que doem carcaças de geladeira para colocar em vários pontos da cidade: na UPA, no terminal rodoviário, nos pontos de ônibus. Aproveito a oportunidade para convidar todas as pessoas de São Carlos para participarem retirando livros e devolvendo, para que outras pessoas possam ler, formando assim uma corrente do leitor. Também quero a colaboração de todos para cuidar da geladeira e se ver alguém depredando, avise a Guarda Municipal”.

A geladeira chamou atenção de quem passou pela praça, principalmente das crianças. Os irmãos Pedro e Maria Eduarda Pereira Oliveira passaram horas com livros e gibis. “Eu ainda não sei ler. Mas eu adoro olhar os desenhos e criar as histórias. Depois quando minha professora me ensinar a ler eu vou ler muitos livros”, disse Pedro, 5 anos. “Eu gosto de ler para aprender. Adoro a Mônica. O meu livro preferido, no mundo inteiro é da mula sem cabeça”, contou Maria Eduarda Oliveira, 7 anos.

O lançamento da Geladeira do Saber contou com apoio das Secretarias de Saúde, Trabalho, Emprego e Renda, Serviços Públicos, Comunicação, Agricultura e Abastecimento e o SAAE.

Com apoio de parceiros, outros serviços foram oferecidos para a comunidade. O Instituto Mix levou 20 alunos para a realização de corte de cabelo, barbearia e manicure, foram mais de 120 atendimentos. “Participamos pensando na população de São Carlos. Num público mais carente que não tem acesso aos serviços de beleza. Também é importante para os nossos alunos aplicarem, na prática, todo o conhecimento visto em sala de aula. Esses serviços estão disponíveis na sede do Instituto”, informou Guilherme Soldado, diretor do Instituto MIX.

“Além de fazer o bem para as pessoas, também estamos apendendo, aplicando a prática, atendendo os mais variados públicos”, contou Natallia Pavani Nicolete, estudante do curso de Manicure e Pedicure. 

Para a controladora de acesso Suzelaine Aparecida Alves, um dia pensado na população. “Foi maravilhoso, uma iniciativa da Prefeitura muito positiva e importante, principalmente por ter pensado em nós, famílias de baixa renda. Hoje, podemos fazer a unha ou até mesmo um corte de cabelo, além disso, os alunos vão adquirindo mais experiência”.

Na área da saúde, os estudante do Senac fizeram medição de pressão e teste de glicemia. “A hipertensão e a diabetes são doenças consideradas hoje de saúde pública. Nesses eventos nós conseguimos identificar os portadores de hipertensão e diabetes e encaminhá-los para as unidades de saúde, onde é feito a confirmação e diagnóstico. Isso dentro da área da saúde é muito importante e é que a gente passa para os nossos alunos”, disse Lilian Carvalho, enfermeira e docente do Senac-São Carlos.

Guarda Municipal

Durante o evento da Geladeira do Saber, a Guarda Municipal apresentou ao público a mais nova viatura. O carro foi doado pela Receita Federal por intermédio do deputado Lobbe Neto.

Kiara, Pastor Belga, um dos cães farejadores que hoje faz parte do Canil da Guarda Municipal de São Carlos, também foi levada até a Praça do Mercado Municipal e apresentada à população. Conduzida por agentes da GM, a fêmea encantou crianças e adultos, dócil, porém muito ágil, ela participa de operações de patrulhamento e proteção.  Adestrada por agentes num trabalho contínuo de obediência, proteção e farejamento de drogas, participa de operações em parceria com as polícias Civil e Militar.

Deixe uma resposta