SÃO CARLOS | Grupo de cuidadores do SAD realiza atividade no Teatro de Arena

 

O Grupo de Cuidadores do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), em parceria com a Fundação Educacional São Carlos (FESC), por meio do Grupo de Literatura da UATI, realizou na última quinta-feira (31), no Teatro de Arena “José Saffioti Filho”, anexo ao Teatro Municipal Drº Alderico Vieira Perdigão, atividades de Práticas Integrativas e Complementares (PICs), com aulas de Yoga e sarau literário. O trabalho tem como público alvo os cuidadores de pacientes acamados que são assistidos pelo Programa Melhor em Casa – Serviço de Atenção Domiciliar da Secretaria Municipal de Saúde, porém a comunidade em geral também pode participar.

O objetivo é proporcionar o estímulo, atenção e assistência para o cuidador, de modo a contribuir para seu bem estar físico e mental, na relação de cuidado com o paciente e para maior vínculo da família com a equipe de saúde.  “Nós prestamos atendimento para pacientes acamados, em estado grave, não importa se é idoso ou não. A equipe multidisciplinar possui enfermeira, assistente social, fisioterapeuta, nutricionista e dentista e a gente presta essa atenção no domicílio, um programa junto com Ministério da Saúde e da Secretaria Municipal da Saúde” afirma Márcia Miuyki Tane, fisioterapeuta.

Meditação, tai chi chuan, reiki, acupuntura, terapia comunitária, aplicadas paralelamente ao atendimento médico, também fazem parte das práticas integrativas e complementares.

Já o grupo de literatura da UATI, que participa das atividades, existe desde 2013, inclusive com um livro publicado em 2010. “Agora em outubro, que é o mês do idoso, vamos lançar o segundo livro com poesias e textos dos alunos. O nosso grupo, além de escrever, para interação social, também faz saraus. Vamos a escolas e praças mostrar nosso trabalho. Isso faz com que o idoso tenha mais alto confiança e se sinta mais realizado. É um trabalho literário onde o aspecto social e da saúde são mais importantes. Os idosos são alunos da Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI)”, explica o professor da FESC, Adilson Marques.

Todas as ações são realizadas quinzenalmente as quintas-feiras das 9h às 10h30 na sala de reuniões do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), na rua Nove de Julho, nº 1.599, centro, ou no Teatro de Arena “José Saffioti Filho”, anexo ao Teatro Municipal Drº Alderico Vieira Perdigão.

Programação

Dia 14 de setembro no Teatro de Arena, entre 9h e 10h30, será realizada a atividade de terapia vibracional. A sala de reuniões do CEO recebe nos dias 28 de setembro e 19 de outubro, das 9h às 10h30, atividades de Chi Kung (prática terapêutica em que se realizam exercícios que combinam movimento suave e respiração controlada). A programação de atividades no Teatro de Arena segue com atividades de constelação familiar e avaliação nos dias 9 e 23 de novembro, com encerramento no dia 14 de dezembro.

Deixe uma resposta