SÃO CARLOS | Paraná Filho quer Centro de Referência de Assistência Social no Antenor Garcia

 

O vereador Paraná Filho (PSB) protocolou na Câmara Municipal nesta sexta-feira (1), uma moção de apelo ao prefeito Airton Garcia Ferreira, para que determine providências visando à construção de um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no bairro Antenor Garcia.

O Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) são locais privilegiados de execução direta das ações de proteção social básica da assistência social, cujo objetivo é prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

No entender de Paraná Filho a construção de uma unidade do CRAS no bairro Antenor Garcia “é necessária, tendo em vista a demanda de atendimento existente naquela área e em bairros próximos como Cidade Aracy II, Jardim Zavaglia e  o Conjunto Habitacional Eduardo Abdelnur”.

Ele cita que o CRAS é unidade da rede socioassistencial de proteção social básica que se diferencia das demais, pois além da oferta de serviços e ações, possui as funções exclusivas de oferta pública do trabalho social com famílias do PAIF e de gestão territorial da rede socioassistencial de proteção social básica.

 Esta última função demanda do CRAS um adequado conhecimento do território, a organização e articulação das unidades da rede socioassistencial a ele referenciadas e o gerenciamento do acolhimento, inserção, do encaminhamento e acompanhamento dos usuários no SUAS. 

“O trabalho social com famílias do PAIF é desenvolvido pela equipe de referência do CRAS e a gestão territorial pelo coordenador do CRAS, auxiliado pela equipe técnica, sendo, portanto, funções exclusivas do poder público”, argumenta o vereador.

Ainda na moção, Paraná Filho ressalta a importância de programas, projetos e serviços que beneficiam a população em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza e assinala que, conforme orientações fornecidas pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS) foram implantados quatro unidades do CRAS no município de São Carlos, oportunidade em que os Centros Comunitários existentes em cada região passaram a funcionar como unidade de apoio.

Deixe uma resposta