SÃO CARLOS | Economia da Câmara Municipal garantirá mais duas bases do SAMU na cidade

O presidente da Câmara Municipal, vereador Julio Cesar (Democratas), comunicou que recursos públicos economizados pelo Legislativo neste ano retornarão ao Executivo para serem investidos na descentralização doSAMU, com a instalação de postos na Vila Prado e em Cidade Aracy, junto às UPAs existentes nessas regiões. Com 11 anos de atividades, o SAMU tem sua sede na Francisco Maricondi, Vila Marina (região norte da cidade).

Julio Cesar informou que mantém entendimentos com a administração municipal para possibilitar a extensão dos serviços do SAMU, adiantando que os recursos irão permitir que o serviço nas unidades nos bairros  seja equipado com UTI Móvel, motolância e carro de transporte social.

Segundo ele, a iniciativa é fruto de um esforço de austeridade que contou com apoio integral dos vereadores a quem agradeceu nominalmente, durante sua fala na tribuna, estendendo a saudação aos servidores e assessores parlamentares.

No primeiro semestre deste ano, a gestão de Julio Cesar realizou adequações administrativas, com entrega de computadores e equipamentos de escritórios aos gabinetes da Câmara. No próximo ano, conforme anunciou, serão realizadas reformas nas salas dos vereadores.

O presidente enumerou algumas providências adotadas neste ano, que proporcionaram redução de despesas, como a decisão de realizar licitações pela modalidade de pregão eletrônico com transmissão ao vivo pela TV e internet para compra de todo produto que  a Câmara adquire e o estabelecimento de cotas de Xerox aos vereadores. Também mencionou a troca de lâmpadas que resultou na economia de 20% na conta de energia elétrica e os descontos obtidos na renegociação de contratos com fornecedores e prestadores de serviços. O contrato de publicidade, por exemplo, teve um corte de 50%.

ATENDIMENTO MAIS RÁPIDO 

Julio Cesar reafirmou seu propósito de realizar uma gestão pública de continuidade ao que foi implementado por seus antecessores na presidência da Câmara, compartilhando as conquistas com todos os integrantes do Legislativo.

Como vereador, ele ressaltou que desde 2009, quando assumiu seu primeiro mandato na Câmara, elaborou requerimentos e indicações com o propósito de ver o SAMU descentralizado. “A cidade cresceu muito e temos oSAMU localizado às margens da rodovia Washington Luis enquanto bairros populosos como a Vila Prado e Cidade Aracy necessitam de atendimento mais rápido para salvar vidas”.

“Todos os vereadores vem contribuindo desde o início do mandato com um esforço de economia para que se abra a possibilidade de implantar mais duas unidades do SAMU descentralizando sua logística”, afirmou, observando que os recursos serão destinados à adaptação das instalações e compra de equipamentos.

O SAMU se notabiliza por ofertar uma prestação de serviço ágil e qualificada. As unidades descentralizadas, como pretende o presidente da Câmara, auxiliarão ainda mais na agilidade do atendimento de urgência/emergência de forma eficiente, salvando mais vidas pela proximidade da localização do serviço. Com estrutura bem montada e profissionais altamente qualificados, o SAMU consegue reduzir o número de óbitos, tempo de internação hospitalar e sequelas decorrentes da falta de um socorro em tempo hábil.

Na semana passada, Julio Cesar se reuniu com o Secretário Municipal de Saúde, Carlos Eduardo Colenci, com o Diretor de Gestão do Cuidado Hospitalar, Marcos Palermo, e com a Chefe de Gabinete da Secretaria, Vanessa Barbuto, quando discutiu questões relacionadas ao atendimento na área de saúde. A descentralização doSAMU também foi tema do encontro. Palermo participou ainda de recente reunião do presidente da Câmara com Dr.Renato Rizzoli e Rosimar de Souza, do SAMU.

“Eficiência e transparência na gestão trazem economia, e os recursos economizados iremos investir onde a população mais precisa. Sabemos de todas as dificuldades que a saúde enfrenta e estamos empenhados em ajudar a buscar soluções”, adiantou Julio Cesar. 

Câmara devolveu mais de meio milhão no início do ano

Em ação inédita, o presidente da Câmara, Julio Cesar, devolveu mais de meio milhão de reais à Prefeitura após primeiro mês de gestão. Com isso, logo no início da Legislatura, a Câmara demonstrou estar atenta aos problemas da cidade e disposta a atuar de maneira concreta para beneficiar a população.

A devolução de recursos, no total de R$ 600 mil, foi oficializada no dia 3 de fevereiro, quando o presidente da Câmara se reuniu com o prefeito Airton Garcia Ferreira.

Na oportunidade, Julio Cesar explicou que no começo do mandato, solicitou aos vereadores e servidores da Câmara a adoção de medidas para o controle de gastos. Como resultado, logo nos primeiros 30 dias, foi possível fazer a devolução do valor do duodécimo do Legislativo.  Houve sugestão para que o recurso fosse utilizado na área de saúde.

Ainda na ocasião, o prefeito se declarou “muito contente com sensibilização e empenho da Câmara” e parabenizou o presidente da Casa.

Deixe uma resposta