SÃO CARLOS | Câmara aprova “Agosto Laranja”, mês de conscientização sobre a esclerose múltipla

Após aprovação de um projeto de Lei pela Câmara nesta terça-feira (5), São Carlos passa a ter em seu calendário oficial de eventos o “Agosto Laranja”, mês de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla, doença neurológica, crônica e autoimune. O projeto é uma iniciativa do vereador e presidente da Comissão de Saúde e Promoção Social da Câmara, Lucão Fernandes (PMDB).

A data será celebrada no dia 30 de agosto de cada ano e, segundo o vereador e propositor, será de extrema importância para os pacientes de Esclerose Múltipla (EM) e seus familiares, representando uma conquista fundamental na luta pela divulgação e reconhecimento da doença no cenário nacional.

“A inclusão do Agosto Laranja no calendário oficial de eventos de São Carlos quer promover eventos e campanhas de conscientização sobre o tema, compartilhando histórias com o objetivo de aumentar a conscientização e fazer uma campanha com e para todas as pessoas afetadas pela esclerose múltipla, seus amigos e familiares”, apontou o autor da lei.

SOBRE A DOENÇA

De acordo com o projeto, a esclerose múltipla é uma das doenças neurológicas e causas de deficiência mais comuns em adultos jovens e, infelizmente, soma 2,3 milhões de pessoas em todo o mundo.

Boa parte dos casos de esclerose múltipla é diagnosticada entre os 25 e os 31 anos de idade, com duas vezes mais casos diagnosticados na população feminina.

Lucão reforça que a causa da esclerose permanece desconhecida e ainda não há cura, mas existem tratamentos disponíveis que podem ajudar em algumas formas da doença. “Cada caso é um caso, e cada pessoa reage de uma maneira à doença. É importante a divulgação e conscientização sobre ela. O objetivo é envolver a população da cidade em reuniões, palestras, seminários e eventos públicos. Para a aplicação da lei devem ser firmados convênios com instituições públicas e privadas com o intuito de promover a realização do evento”, explicou o vereador.

Deixe uma resposta