SÃO CARLOS | Prefeito e secretário de Educação buscam parcerias junto a Unesp

O prefeito Airton Garcia, acompanhado do secretário de Educação, Nino Mengatti e do vereador Azuaite Martins de França, participou na tarde desta terça-feira (5), em São Paulo, de reunião com o reitor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Sandro Roberto Valentini. A parceria entre a universidade e o município, por meio do Centro de Formação dos Profissionais da Educação, foi a pauta do encontro.

De acordo com Nino Mengatti o Centro está sendo montado no Palacete Conde do Pinhal. “Vamos terminar a reforma do Palacete para iniciar os trabalhos. Precisamos aproveitar o centro de excelência que temos na cidade por meio das universidades. Investir na educação não é só construir prédios e abrir novas vagas, precisamos pensar na qualidade e isso passa pela formação, capacitação e qualificação de todos os profissionais da educação, por isso viemos solicitar essa parceria com a Unesp”, afirmou o secretário de Educação.

O prefeito explicou ao reitor que a melhoria na qualidade da educação no município passa pelo o Centro de Formação. “Com ajuda das universidades vamos oferecer formação e capacitação para todos da rede municipal de ensino”, disse Airton Garcia.

O reitor Sandro Roberto Valentini marcou uma nova reunião com a parte administrativa da universidade para formular os termos da parceria.

Entre os objetivos do Centro de Formação dos Profissionais da Educação estão: oferecer cursos, seminários, oficinas, simpósios e outras ações que contribuam para a ampliação do conhecimento e aquisição de habilidades voltadas para o aprimoramento dos trabalhos dos profissionais da educação; atualizar constantemente os métodos e técnicas pedagógicos e a interagir com a comunidade científica, visando o aprimoramento da qualidade do ensino e a troca de experiências entre os profissionais da rede municipal, inclusive, quando possível, com a participação de pesquisadores em áreas afins aos níveis de ensino oferecidos; propiciar o acesso dos profissionais às Tecnologias da Informação e Comunicação como instrumento formativo e educativo; identificar e catalogar trabalhos realizados com êxito por professores e das escolas, envolvendo os conteúdos curriculares; partilha de conhecimento e capacidades orientadas para o desenvolvimento profissional e melhoria da qualidade do ensino e dos resultados da aprendizagem escolar dos alunos, entre outros.

Também participaram da reunião a diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Cilmara Ruy e a Maria Cecília Cerminaro Derisso, responsável pela instalação do Centro de Formação dos Profissionais da Educação de São Carlos.

Deixe uma resposta