SÃO CARLOS | Campanha de Multivacinação começa na próxima segunda-feira

 

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, comunica que em parceria com o Ministério da Saúde, inicia na próxima segunda-feira (11), a Campanha de Multivacinação 2017.

 O objetivo da campanha, que ocorre em todo o país, é o de mobilizar os pais ou responsáveis a levarem seus filhos para atualizar a carteira de vacinação. Este ano, a ação será voltada para  crianças e para adolescentes menores de 15 anos, de diferentes faixas etárias. Para isso, o Ministério da Saúde vai disponibilizar doses extras de 17 vacinas para os postos de saúde de todo o país.

A campanha se inicia na próxima segunda-feira (11) e segue até 22 de setembro com vacinas disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Unidades de Saúde da Família (USF’s). O dia D da mobilização nacional será no sábado, 16 de setembro.

Com a campanha de vacinação, o Ministério e os municípios esperam a redução das doenças imunopreveníveis e diminuir o abandono à vacinação. Como a vacinação será de forma seletiva para a população alvo, não há meta ou estimativa a ser alcançada. É indispensável que os pais ou responsáveis apresentem a carteira de vacinação.

O objetivo da campanha é resgatar os não vacinados ou completar esquemas de vacinação. “É fundamental que toda a população alvo compareça as unidades básicas ou de saúde da família levando a sua caderneta para que os profissionais de saúde possam avaliar o esquema de imunização de acordo com o Calendário Nacional”, acrescenta Kátia Spiller, supervisora da Vigilância Epidemiológica.

Confira quais serão as vacinas oferecidas durante a Campanha de Multivacinação e as faixas etárias correspondentes

BCG (formas graves de tuberculose) – menores de 5 anos; Hepatite A – menores de 5 anos; Penta (hepatite B, difteria, tétano, coqueluche e haemophilus influenzae B) – menores de 7 anos; Hepatite B – crianças de até 30 dias de idade; crianças e adolescentes entre 7 anos e menores de 15 anos; VIP (vacina inativada contra a poliomielite) – menores de 5 anos; VOPb (vacina oral contra a poliomielite) – menores de 5 anos; Rotavírus humano – menores de 7 anos; Pneumocócica 10 valente – menores de 5 anos; Meningocócica C conjugada – crianças a partir de 3 meses de idade a menores de 5 anos e adolescentes de 12 e 13 anos; Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola) – crianças a partir de 12 meses de idade e adolescentes menores de 15 anos; Tetraviral (sarampo, caxumba, varicela e rubéola); Tríplice Viral mais Varicela (atenuada) – menores de 5 anos; DTP (difteria, tétano e coqueluche) – até menores de 7 anos; dT (difteria e tétano) – para crianças a partir de 7 anos e adolescentes menores de 15 anos; dTpa (difteria, tétano e coqueluche acelular) – para gestantes menores de 15 anos de idade; HPV (papiloma vírus) – meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos e Febre Amarela – Criança a partir de 9 meses e adolescente menor de 15 anos residente ou viajante das áreas com recomendação de imunização ou com indicação temporária de vacinação.

Deixe uma resposta