IBATÉ | Departamento Municipal de Saúde realiza Campanha de Multivacinação

Crianças poderão atualizar carteira de vacinação entre os dias 11 e 22 de setembro; campanha também inclui adolescentes menores de 15 anos

A Prefeitura de Ibaté, por meio do Departamento Municipal de Saúde, em parceria com Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, deu início nesta segunda-feira, 11, à Campanha Estadual de Multivacinação para crianças e adolescentes até 15 anos de idade.

Estarão disponíveis doses contra 18 tipos de doença, entre elas, tuberculose, rotavírus, paralisia infantil, febre amarela, sarampo e HPV. O objetivo é colocar em dia a caderneta de vacinação de cerca de 9,8 milhões de paulistas que compõem o público-alvo (dados regionais abaixo).

Até o dia 22 de setembro, os profissionais dos postos de vacinação atuarão para conferir e atualizar as cadernetas dos menores de 15 anos e aplicar as doses em atraso, de acordo com cada faixa etária, caso seja necessário.

Na cidade, todas as unidades de saúde estão aplicando as vacinas, seguindo as recomendações.

No sábado, 16, acontece o “Dia D”, das 8h às 17h, nos Programas de Saúde da Família (PSF’s) do Jardim Icaraí, Jardim Mariana, Jardim Cruzado I e Jardim Nosso Teto; e também nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do Jardim Cruzado e do Santa Terezinha.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, estima-se vacinar, durante a campanha, mais de duas mil crianças nessa faixa etária.

É importante que os pais e/ou responsáveis das crianças compareçam às Unidades de Saúde mais próximas de suas residências, portando a caderneta de vacinação para mantê-la atualizada. “A imunização é muito importante para as crianças, por isso, solicitamos a colaboração de todos os pais e/ou responsáveis, para que compareçam com seus filhos, pois vacinar é um gesto de amor”, explica a enfermeira Francisca Franças.

Em situações de perda da caderneta de vacinação, a recomendação é de que os pais e/ou responsáveis compareçam ao mesmo posto de saúde onde vacinaram as crianças anteriormente, para que seja possível consultar quais doses já foram aplicadas, na ficha de registro arquivada na unidade.

Sempre carinhoso com as crianças, o prefeito José Luiz Parella (PSDB) chama a atenção dos pais. “É muito importante que os senhores pais levem seus filhos nas unidades de saúde, pois a falta de qualquer uma das vacinas pode acabar acarretando em sérios riscos à saúde das nossas crianças. Conto com a atenção de todos”, finalizou Parrella.

Deixe uma resposta