EVENTO | Mais de 40 municípios participam em Araraquara de capacitação do Criança Feliz

 

A Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads) de Araraquara organiza um evento que vai reunir na cidade na próxima semana, entre os dias 18 e 22, representantes de 40 municípios do estado que integram a 4ª Turma de Capacitação de Supervisores do Programa Criança Feliz. O Programa Criança Feliz, que atua para o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância e a capacitação será realizada no Centro de Convenção “Dr. Nelson Barbieri”, localizado no Centro de Eventos de Araraquara (Cear).

O Programa Criança Feliz prevê visitas periódicas às casas das famílias para apoiar os pais no estímulo ao desenvolvimento infantil. Os beneficiários do Bolsa Família serão atendidos desde a gestação até os 3 anos. Para as crianças que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o atendimento será até os 6 anos.

O Programa é coordenado pelo Ministério de Desenvolvimento Social, e articula ações das políticas de Assistência Social, Saúde, Educação, Cultura, Direitos Humanos e Direitos das Crianças e dos Adolescentes, dentre outras, baseado no Marco Legal da Primeira Infância.

No Estado de São Paulo, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo (Seds) coordena o Programa por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Social, com o apoio da Coordenadoria de Ação Social e da Escola de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (Edesp).

De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo, Floriano Pesaro, os conceitos e as metodologias aplicadas nas capacitações contribuem não só para qualificar a implementação do programa nos municípios, como também para a troca de conhecimento e atualização sobre um tema fundamental na assistência. “Trata-se de uma estratégia Intersetorial envolvendo as três esferas do governo, promovendo o diálogo, o fortalecimento da gestão e investindo no potencial humano”, reforça Floriano.

A coordenadora do Programa no Estado, Lígia Pimenta reforça que a capacitação “É um momento estratégico ao possibilitar o fortalecimento das capacidades técnicas das equipes municipais para atuar no atendimento às famílias participantes do Programa”.

A socióloga Edna Martins, diretora da Drads de Araraquara, disse que no estado de São Paulo 222 municípios aderiram ao Criança Feliz.

Serviço

4ª Turma de Capacitação de Supervisores do Programa Criança Feliz

Data: 18 a 22 de setembro

Local: Centro de Convenção “Dr. Nelson Barbieri”

Rua Ivo Magnani, 430. Fonte Luminosa.

Deixe um comentário