EVENTO | Bebês, crianças, pais e educadores participam da Passeata do Bebê em São Carlos

 

Bebês, crianças, pais e educadores participaram da Passeata do Bebê, no último sábado (16), em São Carlos. O evento abriu a 7ª Semana do Bebê que acontece até o dia 30 de setembro com inúmeras atividades voltadas para os cuidados da primeiríssima infância.

Com o tema: “Primeiríssima Infância é desenvolvimento para toda a vida”, a 7ª Semana do Bebê é uma iniciativa que tem apoio da UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Criança. “A Semana tem reconhecimento internacional. E o município lidera um conjunto de instituições para que o sucesso do evento seja uma realidade. Várias secretarias participam das atividades: Saúde, Educação, Infância e Juventude, Cidadania e Assistência Social. É um momento importante, pois investir na saúde física e emocional, nas interações sociais e nas habilidades cognitivas e linguísticas nos primeiros anos é fundamental para a o desenvolvimento do cidadão”, explicou Natanael Alves da Silva, secretário Executivo do Programa “Primeiríssima Infância”.

Para o secretário de Saúde, Caco Colenci, a Semana é um momento de reflexão com ações que devem ser praticadas diariamente. “É um momento de reflexão. De chamar a atenção da sociedade para os direitos das crianças e dos adolescentes, principalmente dos recém-nascidos. É preciso investir na promoção e prevenção de saúde, por exemplo, mas também proporcionar atuação qualificada na educação, assistência social e construção da cidadania. Garantir tudo isso é dever da administração”, afirmou Colenci.

A funcionária pública e avó, Meire Peneda, aprovou a Semana. “Eu acho que para as mães, principalmente as mães adolescentes, a orientação é fundamental, pois os bebês dependem integralmente delas e os cuidados nessa idade vão refletir na vida inteira dessa criança. É preciso educar essas mães para cuidarem dos filhos”, afirmou. 

Ampliar as informações sobre os cuidados nessa fase da vida levou a auxiliar administrativa a participar da Semana. “Acho importante mesmo sabendo, sempre buscar informações sobre os cuidados com o bebê. Esse período é de adaptação entre mãe e filho e tudo é muito novo e às vezes a gente não sabe o que fazer. E essa Semana orienta a gente nesse sentido”, disse ela.

A Semana do Bebê é uma realização da Prefeitura de São Carlos, por meio do Programa “São Paulo pela Primeiríssima Infância”, em parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidal.

Todas as atividades preparadas para a semana são gratuitas e abertas ao público. Para participar, os interessados devem comparecer nos locais e horários indicados na grade de programação, disponível no site www.saocarlos.sp.gov.br.

Deixe uma resposta