IBATÉ | Idosos recebem atenção especial dos jovens do Grêmio Estudantil da Edésio Castanho

No dia 01 de outubro comemora-se o Dia Internacional do Idoso, porém, em Ibaté as celebrações já começaram. Na última semana, os alunos da Escola Estadual Edésio Castanho colocaram em prática o projeto “Construindo Uma Nação”, com o tema escolhido: “Troque Um Abraço Por Um Sorriso”, onde se interagiram com os idosos da cidade.

Com o apoio da Prefeitura de Ibaté, os estudantes levaram aos idosos, carinho, autoestima, alegria e, acima de tudo, reconhecimento e amor.

No último dia 12 de setembro, a Praça Central foi o cenário de muitas atividades voltadas para as famílias ibateenses e, principalmente, ao público da terceira idade, contando com profissionais da saúde, beleza e estética, com atividades físicas, além de proporcionar momentos de descontração, entretenimento e integração.

Os idosos puderam cuidar da saúde, aferindo a pressão arterial, medindo a glicemia; e também da beleza, além de receber uma massagem, tudo com profissionais de cada área, dando a atenção a cada um deles.

Dando continuidade às atividades, no dia 13 de setembro, na escola Edésio Castanho, aconteceu o “1º Cine Praça”. A ação do projeto “Construindo Uma Nação” foi planejada para todas as famílias ibateenses e aconteceu ao ar livre, além da apresentação de uma dupla sertaneja.

Centenas de pessoas estiveram presentes. “É lindo ver os nossos jovens preocupados com os mais velhos, dando atenção e carinho, espero que ações como essa aconteçam mais vezes”, observou o prefeito José Luiz Parrella (PSDB).

Durante as duas atividades, o vice-prefeito Horácio do Carmo Sanchez (PSDB) e o procurador da Prefeitura, Dr. Alessandro Magno de Melo Rosa, estiveram presentes.

Projeto

O projeto “Construindo Uma Nação”, com o tema escolhido: “Troque Um Abraço Por Um Sorriso”, teve início no ano de 2016 e conquistou o 2º lugar a nível nacional, em Ação Social pelo Instituto Cidadania, colocando a cidade de Ibaté em evidência nos vários meios de mídia.

Este ano, o projeto vem repaginado e com muitas novidades.  “No ano de 2016, este projeto foi um momento em que a comunidade pode demonstrar todo seu carinho pela terceira idade. Conscientizamos a população sobre a importância do respeito, da dignidade e a atenção que devemos ter com os nossos idosos, orientamos sobre qualidade de vida, motivamos a aproximação, alegria e diversão entre jovens e a terceira idade, valorizamos a autoestima e sua condição de idoso no cenário da sociedade atual, desenvolvemos atividades de movimentos corporais, criamos um elo de amizade e confiança com eles e, através de dinâmicas e participação dos mesmos nas atividades propostas, estimulamos a valorização ao idoso”, contou o professor Pedro Ferreira.

A ideia do “Cinema na Praça” surgiu através da percepção de que muitas pessoas nunca tiveram a oportunidade de ir até uma sessão de cinema. “Queríamos, ainda dentro da proposta de qualidade de vida da população, proporcionar momentos de lazer para as famílias em um ambiente agradável e cultural. Através de relatos, constatamos que muitos ibateenses nunca, ou pouco tiveram, acesso ao cinema. Pensando nisso, levamos esta proposta ao prefeito Zé Parrella e sua assessoria que, prontamente, aderiram ao nosso projeto, tornando a prefeitura, uma parceira de muita valia para alcançarmos o objetivo deste nosso projeto”, finalizou o professor.

Deixe uma resposta