EDUCAÇÃO | UFSCar oferece especialização gratuita em Ensino de Filosofia 

Curso, na modalidade a distância, conta com 240 vagas para professores de Filosofia da rede pública de SP

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) divulgou o edital do processo seletivo de alunos para o curso gratuito de especialização em Ensino de Filosofia, na modalidade a distância. São ofertadas 240 vagas, distribuídas nos polos de apoio presencial das cidades de Itapetininga, Itapevi, Jaú, Santos, São José dos Campos, São Paulo (Aricanduva) e São Carlos. O curso é destinado a professores de Filosofia graduados que estão atuando nos sistemas públicos de ensino do Estado de São Paulo. Os requisitos para a candidatura e demais informações sobre a seleção devem ser consultados no edital, disponível no site www.sead.ufscar.br.

A especialização em Ensino de Filosofia se volta à formação de professores da Educação Básica, buscando promover o desenvolvimento profissional desse público, principalmente no âmbito do Ensino Médio, momento em que a disciplina está presente nas escolas em geral. A intenção é ofertar um curso de formação pautado nas dinâmicas e nas necessidades advindas do trabalho cotidiano dos professores no espaço da escola e da sala de aula, de modo a fortalecê-los no enfrentamento dos desafios postos pela ação docente.

O curso é oferecido pelo Laboratório de Ensino de Filosofia e Formação de Professores, com apoio da Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD) da UFSCar, no âmbito do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Plano de Ações Articuladas (PAR) do Ministério da Educação (MEC) para a oferta de formação continuada de professores.

Inscrição e seleção

A seleção será realizada com base em três critérios de caráter classificatório: 1. ordem de inscrição dos candidatos, tendo preferência os que se inscreverem inicialmente, conforme disponibilidade de vagas em cada polo; 2. atividade profissional atual, conforme pontuação proposta no edital; e 3. titulação de graduação, também com base na pontuação prevista no edital.

As inscrições podem ser feitas a partir das 8h30 do dia 25 de setembro até as 23h59 do dia 4 de outubro, exclusivamente pelo site www.sead.ufscar.br/editais, no qual também está disponível o edital com todas as informações sobre o curso e a seleção.

Deixe uma resposta