MEIO AMBIENTE | São Carlos lança programa de arborização urbana

 

Para marcar o início da primavera e em comemoração ao dia da Árvore, 21 de setembro, a Prefeitura de São Carlos, em parceria com a empresa EccOPolis, lançou nesta segunda-feira (25), o Programa São Carlos Verde – Arborização Urbana.

O Programa São Carlos Verde visa aumentar a área verde dentro da cidade através do plantio de árvores nas calçadas. Na primeira etapa do Programa serão plantadas 100 árvores. “O objetivo do programa é arborizar a cidade. São Carlos tem uma deficiência muito grande de arborização e isso traz vários desconfortos. A ideia é unir o setor privado com o setor público para complementar a arborização na cidade toda. Vamos fazer por etapa para viabilizar e também cativar a população e as empresas para participarem do programa”, afirmou Ricardo Deangelo, idealizador e responsável pelo Programa.

Para o professor e secretário deDesenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, José Galizia Tundisi, qualquer ação de plantio de árvore vai ajudar a cidade. “Esse projeto é importante porque a cidade precisa de uma arborização muito grande. Temos carência de árvores, especialmente, no centro, condomínios e bairros populares. Tudo que a gente puder fazer para iniciar um processo de arborização, nós estamos fazendo. Esse é um primeiro projeto, é um projeto que aparentemente é modesto, com plantio de 100 árvores, mas é uma parceria entre a iniciativa privada e a Prefeitura, é o inicio”, afirmou Tundisi.

O prefeito Airton Garcia participou do plantio e destacou a necessidade da participação da população na arborização da cidade. “Os moradores de São Carlos podem ajudar a fazer uma cidade mais verde. É preciso aceitar ter uma árvore na calçada, e cuidar dela”, disse.

A moradora e integrante da Associação dos Amigos do Cardinali, Margarete Pinati, aprovou a iniciativa. “Não tem nada melhor para uma cidade, para um bairro ser arborizado. Árvore é vida, é alegria, é saúde, fora a energia que ela traz para gente. Toda casa deveria ter uma árvore”, afirmou. 

Na primeira etapa do Programa serão plantadas árvores no Jardim Cardinali e na avenida Carlos Botelho. Os moradores dessas regiões podem solicitar o plantio e não há custo para o morador. Para quem não mora nessa região também pode fazer contato que receberá orientações. O site éwww.eccopolis.com.br

O Programa São Carlos Verde tem poio do Colégio São Carlos, Imobiliária Cardinali, Bonaterra Infraestrutura e Associação Amigos do Cardinali.

Plano Integrado de Arborização

A Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia elaborou o Plano Integrado de Arborização. Entre as principais ações previstas estão reflorestar o centro da cidade que está extremamente depauperado de vegetação; cuidar da vegetação existente e fazer convênios para manutenção dessa vegetação; recuperar áreas degradadas através do plantio de árvores de espécies nativas e recuperar as áreas de proteção permanentes do município. O Plano está no Departamento Jurídico e posteriormente será encaminhado para a Câmara Municipal.

IPTU Verde 

O cadastramento para solicitação de desconto do IPTU Verde 2018 já está disponível. Os contribuintes que possuem imóveis edificados horizontalmente com árvores plantadas na calçada ou área permeável podem requerer o desconto pelo link http://www.saocarlos.sp.gov.br/index.php/incentivo-ambiental-iptu.html até o dia 15 de outubro.  Com o incentivo ambiental, o munícipe pode conseguir até 4% de desconto no valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

SONY DSC

Deixe um comentário