SÃO CARLOS | Ações da Secretaria da Pessoa com Deficiência promovem inclusão

 

A Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida realizou durante o mês de setembro, mês oficial da luta pela inclusão da pessoa com deficiência, uma série de atividades para dar visibilidade à causa dessas pessoas.

Uma das ações desenvolvidas foi a Campanha “Essa vaga não é sua nem por um minutinho”, com objetivo de ampliar a divulgação sobre as vagas de estacionamento para deficientes. “A população precisa obedecer às leis de trânsito e principalmente, respeitar os deficientes. Deixar a vaga disponível vai facilitar a vida das pessoas que precisam dela”, afirmou o secretário da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, José Paulo Gomes.

Além da campanha, outras atividades foram realizadas. Em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer, os alunos do Colégio Diocesano puderam conhecer os esportes adaptados. Já os alunos do SENAC participaram de dinâmicas com cadeira de rodas, vendas e comunicação em libras e receberam orientações de como prestar auxílio para pessoas com deficiência. Na UFSCar, o secretário José Paulo Gomes participou do “I Encontro de Educação Inclusiva no Ensino Superior”. Ainda foram ministradas palestras sobre mercado de trabalho, orientações sobre o BPC (Benefício de Prestação Continuada), yoga e ensino de sinais.

“Nossa proposta foi desenvolver várias ações para aproximar deficiente-sociedade-serviço. Promover uma grande conscientização sobre a inclusão social das pessoas com deficiência”, disse o secretário Gomes.

As atividades foram realizadas pela Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida em parceria com as secretarias de Esportes e Lazer, Educação, Saúde, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Trabalho, Emprego e Renda, Transporte e Trânsito, Colégio Diocesano La Salle e SENAC.

Próximo evento 

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, em parceria com o SENAC São Carlos, realiza no próximo dia 6 de outubro, das 19h30 às 21h, no auditório do SENAC, localizado na rua Episcopal, nº 700, no centro, a palestra com o tema “BPC e o Direito do Cidadão”. Coordenadora Estadual do Programa BPC – Benefício de Prestação Continuada, Yara Savine esclarecerá alguns aspectos do regulamento do programa alterado recentemente, esclarecendo as mudanças que impactaram os beneficiários e os procedimentos atuais para requerimento do benefício.

Deixe uma resposta