SÃO CARLOS | Mamografia pode ser agendada sem pedido médico por mulheres com idade entre 40 e 69 anos

 

Mulheres com idade entre 40 e 69 anos podem solicitar o pedido de mamografia nas consultas de enfermagem em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Unidades de Saúde da Família (USF’s) do município. Nessa faixa etária, a orientação é que se faça o exame a cada dois anos, ou no máximo dois anos.

“Nas unidades de saúde, as mulheres na faixa etária alvo também são convidadas para exames periódicos. Em média, a Secretaria de Saúde disponibiliza aproximadamente 800 exames por mês, mas em torno de 500 são realizados”, afirmou o secretário de Saúde, Caco Colenci.

A mamografia é o método preconizado para rastreamento na rotina da atenção integral à saúde da mulher. É o único exame que apresenta eficácia comprovada na redução da mortalidade do câncer de mama. “O rastreamento do câncer de mama é uma estratégia dirigida às mulheres na faixa etária em que o balanço entre benefícios e riscos dessa prática é mais favorável, com maior impacto na redução da mortalidade”, afirmou Crislaine Mestre, diretora do Departamento Gestão e Cuidado Ambulatorial.

A mamografia de rastreamento não é indicada para mulheres com menos de 50 anos, pois antes dessa idade as mamas são mais firmes e com menos gordura (densas), o que torna o exame limitado para identificar as alterações, gerando muitos resultados incorretos.

Os fatores de risco elevado de câncer de mama inclui história familiar de câncer de mama em parente de primeiro grau antes dos 50 anos ou de câncer bilateral ou de ovário em qualquer idade; história familiar de câncer de mama masculino; e diagnóstico histopatológico de lesão mamária. Além dos fatores genéticos, há outros fatores de risco como cigarro e consumo excessivo de álcool.

Estima-se que 30% dos casos de câncer de mama possam ser evitados quando são adotadas práticas saudáveis como a pratica atividade física, alimentação saudável; peso corporal adequado, o não consumo de bebidas alcoólicas e amamentação.

Ao identificarem alterações persistentes nas mamas, as mulheres devem procurar imediatamente um serviço para avaliação diagnóstica.

A disponibilização dos exames de mamografia nas consultas de enfermagem foi uma solicitação da Câmara dos Vereadores, por meio do presidente da comissão de Saúde, vereador Lucão Fernandes. 

Deixe um comentário