SÃO CARLOS | IV Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial será realizada no próximo sábado

 

O Conselho Municipal da Comunidade Negra e a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social realizam no próximo sábado (7), a partir das 8h, na sede do Centro Municipal de Artes e Cultura (CEMAC), localizado na rua São Paulo, nº 745, no centro, a IV Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial.

Os temas discutidos na Conferência serão “O Brasil na Década dos Afrodescendentes” e a “Década Internacional de Afrodescen­dentes (2015-2024)”, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU).

De acordo com Antonio Zacarias da Silva (mestre Taroba), presidente do Conselho Municipal da Comunidade Negra de São Carlos, o objetivo será abordar os eixos de reconhecimento, justiça, desenvolvimento e igualdade de direitos no âmbito do mu­nicípio de São Carlos.

Com o tema “O Brasil na Década dos Afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento”, a Conferência Nacional da Promoção da Igualdade Racial (Conapir) será realizada em Brasília entre os dias 27 e 30 de maio de 2018.

A Conferência Nacional é sempre precedida pelas conferências municipais e estaduais. As propostas reunidas nos relatórios devem ser encaminhadas até novembro deste ano, data limite para a realização dos encontros estaduais. Todas as propostas serão compiladas pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

“O combate à discriminação por crença, gênero, raça e etnia têm obtido muitas conquistas, mas a violência racial ainda é uma realidade que ameaça a democracia e a igualdade de direitos e oportunidades”, lembra a secretaria de Cidadania e Assistência Social, Glaziela Solfa Marques.

Os municípios de Araraquara, Ibaté, Dourado, Porto Ferreira, Santa Rita de Passa Quatro, Matão e Pirassununga já confirmaram presença na IV Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial.

Deixe um comentário