
(Fotos: Paulo Melo)
O diretório municipal do PSDB de Araraquara elegeu na manhã deste domingo (8) sua primeira presidente mulher, a socióloga e diretora Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS), Edna Martins. Ela sucede o vereador Jeferson Yashuda Farmacêutico (presidente da Câmara) e vai liderar o partido por dois anos e durante a eleição de 2018.
Além da militância municipal tucana e da bancada do PSDB na Câmara Municipal (Jéferson Yashuda Farmacêutico, José Carlos Porsani, Elton Negrini e Rafael De Angeli), também prestigiaram o evento o deputado federal Lobbe Neto (PSDB); o líder do PSDB na Assembleia Legislativa, deputado estadual Roberto Massafera; e o vereador Gerson da Farmácia (PMDB). A convenção do partido lotou o plenarinho da Câmara.
Edna Martins já foi vereadora e presidente da Câmara Municipal de Araraquara. Sua biografia está intimamente relacionada às causas sociais, especialmente ao fortalecimento das políticas públicas de defesa dos direitos e acolhimento das mulheres vítimas de violência.
A nova Executiva do PSDB também é composta por Jorge Bedran (vice-presidente), Nathan Lorenzetti (secretário), Fernando Guzzi (tesoureiro), Sílvio Prada (1º. vogal) e Gerson Penedo (2º. vogal). Como líder da bancada na Câmara, foi indicado o vereador José Carlos Porsani.
Além da Executiva, o diretório empossou o novo secretariado de mulheres. O PSDB Mulher será presidido por Sara Passos. “Tenho certeza que esse time vai fazer muita coisa boa porque ainda as mulheres têm uma pauta muito grande de déficit de direitos na sociedade”, afirmou Edna Martins.
A nova presidente pretende aproximar o PSDB da comunidade. “Além da nossa representação na Câmara Municipal, as pessoas querem saber o que fazemos, o pensamos para a cidade. Precisamos ampliar o PSDB, ir para os bairros, para as associações. Tem vários militantes fazendo coisas interessantes mas, quando não conversamos, não aparecemos enquanto partido.”
O deputado Roberto Massafera destacou a importância da presidente no comando do partido nas próximas eleições. “O PSDB está vivo em Araraquara, está forte e está unido. Vamos lutar para eleger presidente da República, governador, senador, deputado federal e estadual. Daqui a três anos, vamos lutar para aumentar nossa bancada de vereadores e, se Deus quiser, eleger o próximo prefeito.”
Coube ao deputado federal Lobbe Neto fazer a autocrítica do partido. Ele defendeu o afastamento do senador Aécio Neves. “Não pode contaminar as nossas campanhas. Ele vai se afastar para se defender e se justificar pelas coisas que falou. Não dá para o PSDB ser como partidos que têm criminosos como heróis nacionais”, afirmou.
Yashuda parabenizou Edna pela eleição e fez um balanço positivo dos dois anos em que esteve à frente do partido na cidade. “Temos um partido organizado e fortalecido, elegemos uma bancada forte e atuante na Câmara Municipal, e o nosso deputado estadual é líder da bancada do PSDB na Assembleia Legislativa e mantém um canal aberto de comunicação do o com o governador Geraldo Alckmin”, finalizou.