SÃO CARLOS | Programação do Outubro Rosa continua neste sábado

Ações em saúde da mulher, palestra e apresentação de dança circular fazem parte das atividades do mês Outubro Rosa programadas para este sábado (21).

O Fundo Social de Solidariedade de São Carlos organizou uma manhã de ações em saúde da mulher das 8h às 10h no kartódromo. Profissionais da área saúde estarão orientando sobre prevenção, exames anuais e a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.  As enfermeiras da Secretaria de Saúde também poderão novamente emitir o pedido de exame de mamografia, já que o Tribunal Federal suspendeu na última quarta-feira (18), a liminar que visava limitar a prática profissional da enfermagem. De acordo com a decisão, a liminar  “além de partir de premissas equivocadas e representar indevida ingerência do Poder Judiciário na execução da política pública de Atenção Básica do Sistema Único de Saúde, gera grave lesão à ordem público-administrativa e à saúde pública”. 

No período da tarde a programação continua no Shopping Iguatemi. As mulheres do Grupo de Apoio Interdisciplinar de Câncer de Mama (GAICAM) apresentam coreografia de dança circular a partir das 15h30. Já às 16h tem início a palestra com o tema “Conscientização Câncer de Mama” que será ministrada pela médica Patrícia Ratto.

Já no sábado, dia 28 de outubro, acontece a tradicional Caminhada Outubro Rosa, com concentração e saída em frente da Estação Ferroviária às 8h30. Para ter direito a camiseta oficial da caminhada é necessário trocar um produto de higiene pessoal ou pacote de fraldas (geriátrica ou infantil) por um ticket, antecipadamente, no Paço Municipal, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Unidades de Saúde de Água Vermelha e Santa Eudóxia, Academia Motricidade e Ambulatório Oncológico. No dia da Caminhada quem levar o ticket receberá a camiseta.

“Lembramos que nessa etapa as pessoas devem levar o produto de higiene pessoal ou fralda até um dos pontos de troca e pegar o ticket, porém somente no dia da Caminhada é que estaremos trocando esses tickets pela camiseta, por isso é importante chegar no horário marcado”, ressalta a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Carlos, Rosária Mazzini.

Também são parceiros do Outubro Rosa: Sesc, Senac, Shopping Iguatemi, Academia Motricidade, Eco e MAMA, Instituto Mix e IST/Aids.

Mamografias

Hoje em São Carlos não existe fila de espera para fazer a mamografia, já que a Prefeitura disponibiliza 800 exames por mês, que são realizados no Hospital Universitário e na Santa Casa, porém em média são solicitadas 500 mamografias mensalmente. Para fazer a mamografia a paciente deve se dirigir a uma unidade básica ou de saúde da família. “Entre as mulheres, o câncer de mama apresenta-se como a segunda neoplasia maligna com maior incidência. No entanto, é um tipo de câncer que possui uma significativa possibilidade de cura quando detectado precocemente, por isso o autoexame e a mamografia devem fazer parte da rotina feminina”, alertou Rosária Mazzini.

Deixe um comentário