SÃO CARLOS | Aberta a 16ª Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho da Prefeitura

 

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoal, Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), abriu oficialmente na manhã desta segunda-feira (23), no auditório do Paço Municipal, a 16ª Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) e 1ª Semana de Cuidado com a Saúde do Servidor.

O prefeito Airton Garcia, a secretária de Administração e Gestão de Pessoal, Helena Antunes, o chefe da Seção de Serviços Especializados em Segurança de Medicina do Trabalho, Geriel Carlos Boni, a chefe da Seção de Acompanhamento de Saúde do Servidor, Aline Marques e de Paulo Shimora, presidente da Cipa, participaram da abertura do evento.

O objetivo é promover palestras com orientações e serviços que possibilitem a melhoria de qualidade de vida dos servidores provocando reflexões acerca dos processos de prevenção para com a saúde física e emocional, levando-os a atentarem-se aos costumes e hábitos simples praticados no dia a dia.

A palestra de abertura foi ministrada pela professora Mara Silvia Olívio de Souza com o tema “Como evitar o stress no ambiente de trabalho”. Durante a abertura a fisioterapeuta Maria Salete Silvério Pires, que desde 2007 oferece oficinas Lian Gong e forma grupos nas unidades de saúde, fez uma vivência com os participantes, visando à prevenção de dores no corpo, inúmeros problemas osteosmusculares, articulações e disfunções respiratórias.

Em 2017 foram agregadas novas atividades durante a Sipat voltadas a atenção da saúde do servidor. “Este ano, além da prevenção de acidentes de trabalho, vamos trabalhar a saúde do servidor como esquema vacinal, prevenções de doenças e também vamos oferecer uma vez por semana, durante um mês, palestras específicas para tratar da saúde dos professores”,disse a secretária de Administração e Gestão de Pessoal, Helena Antunes, lembrando que hoje a faixa etária com maior número de servidores está entre 30 e 50 anos.

O prefeito Airton Garcia agradeceu à todos os servidores pela dedicação. “Estaremos sempre fazendo tudo o que estiver dentro da lei e ao nosso alcance para melhorar as condições de trabalho dos nossos servidores. A realização das atividades da Sipat é tão importante quanto qualquer outro evento organizado pelo município”, afirma o prefeito.

A segunda palestra da manhã foi ministrada pela psicóloga Lara Cristina Marcelli e o tema abordado foi “Como lidar com a ansiedade e a depressão”.

No período da tarde os trabalhos foram retomados e os assuntos abordados foram: Doenças sexualmente transmissíveis, planejamento familiar, aborto, drogas lícitas e câncer com a participação do Grupo Saúde Vida.

Confira a programação completa da Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho no www.saocarlos.sp.gov.br/files/SIPAT_SCSS_2017.pdf, site da Prefeitura de São Carlos.

Deixe um comentário