IBATÉ | Guardas Municipais recebem curso de capacitação e aperfeiçoamento operacional

Nos dias 20 e 21 de outubro, os agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Ibaté, passaram por um curso de capacitação e aperfeiçoamento operacional. Quase 100% do efetivo participou do curso e pôde receber orientações de como zelar pelos patrimônios públicos e também como melhor atender a população.

O curso foi ministrado pelo instrutor Júlio Marques Madeira Neto, da Guarda Municipal de Bebedouro (SP), que é certificado no Curso de Observador Militar de Força de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU), promovido pelo Instituto de Treinamento de Operações de Paz.

Esse curso fez parte da valorização da Guarda Municipal, projeto que o prefeito José Luiz Parrella (PSDB) tem desde que assumiu a Prefeitura de Ibaté, pela terceira vez, em 1º de janeiro de 2017. “Assim que vencemos as eleições, em 2016, e assumi no começo desse ano, disse que minha bandeira seria a Segurança Pública e que lutaria por uma cidade segura e sem drogas. É isso que estamos fazendo. Esse curso vem de encontro com as necessidades da nossa Guarda Municipal e vai ajudar muito a nossa corporação no dia a dia, durante os patrulhamentos”, disse o chefe do Executivo.

De acordo com o comandante da GCM, Vitor Reis, o curso falou sobre a verbalização entre agentes de Segurança Pública e os cidadãos, ou seja, saber tratar as pessoas com respeito, sempre mantendo o foco da segurança e ordem pública. Também sobre aperfeiçoamento nas abordagens, como revista e posicionamento, além de falar sobre a integração com as forças de segurança local (Polícias Militar e Civil). “Sempre precisamos nos atualizar, reciclar e tomar como exemplo ações que estão dando resultado em outras corporações. O instrutor Júlio está sempre por dentro das novidades, quando se fala em Guarda Municipal, e tem muito para nos ajudar e ensinar”, comentou.

Vitor relata que a corporação também irá realizar patrulhamentos urbanos nas praças e comércios. “A guarda começará uma operação de abordagem às pessoas itinerantes, devido ao alto número de andarilhos nas Praças e no Alberque”, comentou.

A ideia é que, a cada três meses, a Guarda Civil Municipal de Ibaté receba cursos de qualificação e capacitação com o intuito de aprimorar as técnicas para defender os cidadãos do bem. “Vamos dar continuidade a essas capacitações. Será muito importante para os guardas municipais e auxiliará muito no atendimento das ocorrências”, disse Vitor Reis.

O prefeito destacou que a corporação está pronta para ajudar e dar segurança à população. “A Guarda Municipal está aí para olhar os Departamentos Públicos e para dar segurança a toda população”, apontou.

Zé Parrella também lembrou que a segurança é obrigação do Governo do Estado de São Paulo, mas que a administração está empenhada em ajudar nessa área. “Sei que a grande responsabilidade é do Governo do Estado de São Paulo, mas, o que eu puder fazer para que Ibaté seja uma cidade segura e sem drogas, vou fazer”, finalizou.

Deixe uma resposta