NACIONAL | Lobbe Neto participa da entrega do Prêmio Darcy Ribeiro 2017

(Reportagem: Luana Patriolino, de Brasília - Foto: Alexssandro Loyola, PSDB na Câmara)

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados entregou na última terça-feira, 31, o Prêmio Darcy Ribeiro 2017. Foram agraciados o professor Antonio Veronezi, o escritor José Humberto Henriques e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

O deputado federal Lobbe Neto, do PSDB paulista, participou do evento e cumprimentou os homenageados. Membro titular da Comissão, o tucano destacou a iniciativa e ressaltou a importância dessa solenidade. “Parabéns para a Comissão de Educação, ao Veronezi que recebeu o título de patrono Darcy Ribeiro. É mais um educador fortalecendo a nossa educação brasileira”, afirmou.

A premiação consiste na concessão de diploma de menção honrosa e entrega de uma medalha com a figura de Darcy Ribeiro. Por regra, são escolhidas três pessoas, físicas ou jurídicas, pela Comissão de Educação para receber o prêmio. 

Lobbe Neto reiterou a importância de todos os homenageados deste ano. “Muito importante, mais uma vez, o Prêmio Darcy Ribeiro da Comissão Permanente de Educação, na Câmara dos Deputados. Os três homenageados, o Cenpec, o [José Humberto] Henriques – que é um médico, mas um grande escritor, e também o nosso amigo Antonio Veronezi, de São Paulo”, afirmou.

O nome do prêmio é atribuído ao antropólogo, romancista e político mineiro Darcy Ribeiro. Ele foi um dos principais intelectuais brasileiros, além de fundador da Universidade de Brasília. 

Os premiados de 2017 têm uma longa trajetória em prol da educação. O professor Antonio Veronezi é paulista e possui uma longa trajetória dedicada aos ensinos, básico e universitário, além de ter criado e dirigido várias faculdades pelo Brasil.

O escritor mineiro José Humberto Henriques se dedicou à literatura desde a infância. Entre romances, novelas, poesias, contos, crônicas e ensaios, o homenageado escreveu 306 livros e publicou 46.

Já o outro homenageado, o Cenpec, é uma organização sem fins lucrativos, fundada há 30 anos por pesquisadores da educação.

Deixe um comentário