IBATÉ | Alckmin homenageia o saudoso Professor João Guedes dando nome à E.E. do Jardim Cruzado

A Escola Estadual Jardim Cruzado, em Ibaté, passa a se chamar Escola Estadual “Professor João Jacinto do Nascimento”, que era carinhosamente conhecido como “Professor João Guedes”.

O decreto estadual dando a nova nomeação foi assinado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), no dia 23 de outubro e publicado nas páginas do Diário Oficial do Estado de São Paulo, no dia seguinte.

Segundo Alckmin, a ação visa homenagear o ilustre educador pelos relevantes serviços prestados e importante atuação junto à comunidade ibateense. O tucano encaminhou ofício para a família de João Guedes, informando sobre a homenagem.

João Jacinto do Nascimento, ou simplesmente João Guedes, nasceu em Serro Azul (PE), em 1950. Filho de Dona Quitéria e seu Jacinto, o professor viveu uma infância humilde e de muita dificuldade, que não o impediram, desde muito cedo, desejar uma vida melhor.

Iniciou seus estudos com dez anos de idade, andando por um longo percurso, diariamente, indo à escola sempre descalço. Enfrentou com muita garra, a vida de pobreza no sertão nordestino, mas nunca deixou se abater pelos percalços, concluindo, assim, seus estudos primários.

O sonho do menino pobre não cabia naquela realidade dura e, muitas vezes, cruel. Foi assim, que teve o grande impulso de procurar melhores oportunidades que iriam ser encontradas no interior do estado de São Paulo. De malas prontas, com poucos pertences, viajou por três dias em um “pau de arara”, chegando até Ibaté, onde enfrentou a dura lida do corte de cana, chegando a trabalhar até doze horas diárias.

E foi neste trabalho que encontrou sua companheira Ana Benedita Nascimento, com quem ficou casado até o fim de sua vida. Sempre com o objetivo de alcançar uma vida melhor, percebeu no estudo a grande chance de sua vida. Foi assim que concluiu os seus estudos secundários: fez o curso técnico em enfermagem e não parou por aí.

Com muito esforço formou-se em Direito, História e Pedagogia. Para dar conta dessa rotina, trabalhava em dois empregos e dormia um dia sim e outro não. Aquela criança sonhadora, jamais desistiu de seus ideais. Trabalhou em vários lugares: cortador de cana na Usina da Serra; enfermeiro na Santa Casa de São Carlos; coordenador pedagógico na Escola Elídia Benett; professor e secretário na Escola Edésio Castanho; professor na Escola de Água Vermelha; além de ter atuado como advogado autônomo.

João Guedes teve dois filhos, Alessandra Paula Nascimento e Leandro Marcio Nascimento, além dos netos Leticia Duarte, Leonardo Duarte, Marcos Vinicius Duarte, Gabrielli Nascimento e João Pedro Nascimento. Para ele, a família sempre foi muito importante e a alegria se completou com o nascimento dos netos, por quem nutria muito amor e admiração.

Faleceu em 04 de agosto de 2009, por complicações pós-operatório, de uma cirurgia cardíaca e um AVC. Uma justa homenagem àquele que sempre amou a cidade de Ibaté, que o acolheu de braços abertos.

Deixe um comentário