CONCURSO | Lobbe Neto convida São Carlos para participar do Prêmio Jovem Cientista

(Reportagem: Luana Patriolino, de Brasília - Foto: Alexssandro Loyola/PSDB na Câmara)

 

Realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, o Prêmio Jovem Cientista será retomado a partir do ano que vem. As inscrições começam no final de janeiro com o tema “Inovações para a conservação da natureza e transformação social”.  A premiação pode chegar a R$ 40 mil.

O deputado federal Lobbe Neto, do PSDB paulista, destacou o protagonismo de São Carlos na área de ciência e tecnologia e convidou a população para participar do concurso. “Nós tivemos o anúncio, pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, que voltará o Prêmio Jovem Cientista. Ele será retomado em uma premiação que poderá chegar a R$ 40 mil. Quero parabenizar e fazer um convite a todos àqueles que fazem inovações, transformações, que se inscrevam para receber esse importante prêmio.”, afirmou.

O concurso é uma parceria do Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação Roberto Marinho, Fundação Boticário e Banco do Brasil. Lobbe Neto ainda ressaltou a temática desse ano como um tema muito pertinente ao país. “Somos de uma cidade que é descrita como a Capital Nacional da Tecnologia, temos vários cientistas e ali tem os prêmios para doutores, para jovens cientistas, então, é importante para incentivar, cada vez mais, as transformações necessárias e a ciência e tecnologia no nosso país. São temas muito importantes que, é claro, você com a sua pesquisa, seus estudos, pode alavancar também nessa temática”, reiterou.

Essa será a 29ª edição do prêmio, com cinco categorias: mestre e doutor, estudante de ensino superior, estudante de ensino médio, mérito institucional e mérito científico. Alunos da rede pública e privada de ensino podem participar. O Prêmio Jovem Cientista tem como objetivo de impulsionar a pesquisa no país, além de investir em jovens pesquisadores. O concurso foi lançado pela primeira vez em 1981, mas desde 2015 estava parado.

Deixe um comentário