SÃO CARLOS | Audiência pública na Câmara Municipal tratou do Plano de Mobilidade Urbana

A Câmara Municipal realizou nesta quarta-feira (8) uma audiência pública para tratar de assuntos relacionados ao Plano de Mobilidade Urbana do Município de São Carlos. O evento foi solicitado pelo vereador Elton Carvalho (PSB), por meio de requerimento aprovado por unanimidade no Legislativo.

Participaram da audiência, Elton Carvalho, que presidiu o evento, o vice-prefeito e secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Giuliano Cardinali; os secretários municipais de Transporte e Trânsito, Antonio Clovis (Coca) Ferraz, e da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, José Paulo Gomes; Marcos Palermo, representando o secretário municipal de Saúde; Kleber Luchesi, representando o secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia; e Carla Campos, chefe de gabinete da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.

Também estiveram presentes e utilizaram a tribuna Carlos Alberto Ferreira Martins, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo; Eduardo Gianetti, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran); e Cristian Reis, da Associação de Ciclistas de São Carlos. Outros vereadores e munícipes também prestigiaram o evento, fazendo comentários e questionamentos.

PLANO DE MOBILIDADE URBANA 

Segundo o vereador Elton Carvalho, o Ministério das Cidades estipulou um prazo até 2018 para apresentação do Plano de Mobilidade Urbano, possibilitando aos municípios adesão aos planos do Governo Federal em busca de subsídios, que podem chegar a R$ 30 milhões para melhorias no trânsito.

Elton destacou que nos municípios que aderem à Política de Mobilidade Urbana são evidenciados pontos como: desenvolvimento sustentável das cidades, eficiência na prestação dos serviços de transporte urbano, segurança no deslocamento das pessoas e equidade no uso do espaço público de circulação.

COMISSÃO 

Durante a audiência, o vereador Elton sugeriu que seja criada uma comissão com diversos membros da sociedade, entre eles representantes de associações, da Universidade de São Paulo e da Universidade Federal de São Carlos, além da Prefeitura e da Câmara, para contribuir na elaboração de um Plano de Mobilidade Urbana eficiente e democrático, que auxilie na melhoria do bem estar dos munícipes são-carlenses. “Apresentando um bom projeto e dentro do prazo estipulado, podemos trazer importantes subsídios para nosso município”, argumentou o parlamentar.

Deixe uma resposta