SÃO CARLOS | Prefeito participa do encerramento do Projeto Cidadania e Justiça

O prefeito Airton Garcia e o secretário de Educação, Nino Mengatti, participaram na manhã desta sexta-feira (10), no Salão de Júri do Fórum de São Carlos, da cerimônia de encerramento do projeto “Cidadania e Justiça também se Aprendem na Escola”. O evento contou também com a presença do desembargador José Araldo da Costa Telles, representando o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, do Diretor do Fórum, juiz André Luiz de Macedo, da dirigente regional de Ensino, Débora Gonzales Costa Blanco, do vereador Marquinho Amaral, do Capitão Paulo Roberto Nucci Junior, comandante da 1ª Companhia do 38º Batalhão de Polícia Militar de São Carlos, do Major PM Jefferson Lopes Jorge, Coordenador Operacional do 38º Batalhão de Polícia Militar do Interior, entre outras autoridades.

Parceria da Diretoria Regional de Ensino de São Carlos com o Poder Judiciário, o projeto tem como objetivo conscientizar professores e alunos, alcançando familiares sobre direitos e deveres, mostrando como exercê-los, informando a estrutura e o funcionamento do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e dos demais serviços jurisdicionais.

O juiz André Luiz de Macedo explicou que nessa edição do projeto foi acrescentada a ideia de que é preciso construir pontes e não muros. “As pontes nos conectam e nos levam ao encontro de um mundo melhor e maior que nós mesmos. Pontes para o encontro de algo ou alguém que nos amplia a consciência do que é viver em comunidade. Nossos direitos e deveres somente fazem sentido quando pensamos na ideia de comunidade, quando sentimos que não estamos sozinhos e somos responsáveis por tudo que nos rodeia: o planeta, nosso país, a cidade e a escola”.

A dirigente regional de ensino agradeceu as equipes gestoras das escolas, os professores e o poder judiciário, pelo empenho e dedicação. “Há sete anos o projeto vem contribuindo na construção de pontes para um futuro melhor e, assim, renovando nossas esperanças”, ressaltou Débora Gonzales Costa Blanco.

“Quero parabenizar o Juiz André Luiz de Macedo e a Débora Gonzales Costa Blanco, que desenvolvem este importante projeto de educação em nossa cidade, abordando conceitos de cidadania e justiça. Também aproveito para convidar todos para a inauguração de mais uma creche municipal em São Carlos. Neste sábado (11), 9h, vamos inaugurar o CEMEI Professor Nilson Aparecido Gonçalves no Jardim Embaré, abrindo mais 188 vagas na educação infantil”, disse Airton Garcia.

Como resultado do projeto que também propicia leitura, análise e pesquisa que levam à reflexão ética sobre os conceitos de cidadania e justiça, foi apresentada e lançada a VII edição do livro “A escola e a justiça: trilhando parcerias”, desenvolvida pelos próprios alunos.

Deixe um comentário