SÃO CARLOS | Mobilização social contra a Dengue será realizada neste sábado no Shopping Passeio

 

A Equipe de Combate a Endemias da Secretaria Municipal de Saúde participa neste sábado (18), do Projeto “EPTV em Ação”, que acontece no Shopping Passeio São Carlos das 8h às 14h. Os Agentes de Combate a Endemias (ACE) estarão distribuindo panfletos e fornecendo orientações sobre os sintomas das arboviroses e medidas de controle do Aedes aegypti. O Projeto “EPTV em Ação” faz parte da programação de comemoração dos 160 anos de São Carlos.

Dados da Vigilância Epidemiológica de São Carlos (VIGEP) apontam que São Carlos registra atualmente 32 casos positivos de Dengue, sendo 22 autóctones e 10 importados. De acordo com a Vigilância foram realizadas 983 notificações de casos suspeitos de Dengue, 60 de Chikungunya e 8 de Zica. Não foram registrados casos positivos de Chikunguya e de Zica.

A estratégia de combate a Dengue em 2017/2018, está sendo coordenada por um Comitê Municipal subdividido em três subcomitês: Vigilância Epidemiológica e controle de vetores, assistência aos pacientes com Dengue e outras arboviroses e mobilização social.

Para combater o mosquito é preciso combater a larva, e isso se faz evitando a presença de água limpa e parada nos ambientes domésticos. O morador precisa remover essa água imediatamente e ter a responsabilidade de vistoriar seu imóvel periodicamente, pelo menos duas vezes por semana, para ver se não tem nenhum recipiente favorecendo a proliferação do mosquito transmissor da Dengue. É preciso identificar se não há água parada nos vasos, pneus, calhas, em cima de lajes, vedar, por exemplo, com uma meia fina a saída de água do ladrão da caixa d’água, entre outros procedimentos. 

Os moradores que tiverem alguma dúvida sobre o combate a Dengue também podem entrar em contato com VIGEP através do telefone (16) 3307-7405.

Deixe um comentário