POLÍTICA | Massafera prestigia inauguração de ambulatório infantil em São Carlos

 

O deputado estadual Roberto Massafera, líder da bancada do PSDB na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, participou na manhã de hoje da inauguração do Ambulatório Materno-Infantil de Alto Risco Rinaldo Pucci, da Santa Casa de São Carlos.

O parlamentar reconheceu o esforço da comunidade na manutenção da rede de atendimento público de saúde. “Cidades como São Carlos gastam 30% de seu orçamento com a Saúde, é mais do que o dobro constitucional. O sistema é deficitário porque a medicina, a tecnologia, cresce mais rápido do que a economia. Por isso é importante a contribuição da comunidade.”

O deputado lembrou que, ao lado do deputado federal Lobbe Neto, tem trazido recursos para a Santa Casa de São Carlos. Ambos trabalharam por verbas para custeio da ordem de R$ 1 milhão por mês com os programas estaduais Pró-Santas Casas e Santa Casa SUStentável, dos governos de José Serra e Geraldo Alckmin.

Partos 

A Santa Casa de São Carlos realiza 300 partos por mês. O Ambulatório reduz a necessidade da internação de recém-nascidos prematuros na UTI Neonatal; e reduz o número de gestantes em trabalho de parto em situação de risco.

Segundo o coordenador da Maternidade, Humberto Hirakawa, o índice de cesárias da Santa Casa de São Carlos, frente ao total de partos, caiu de 59,7% em janeiro para 26,9% em outubro deste ano. A taxa de admissão de recém-nascidos na UTI Neonatal acompanhou essa tendência de queda.

“Nossos índices históricos eram de 65% de cesarianas. Em julho (2017) já houve um inversão e, em outubro, batemos a impressionante marca de 73% de partos normais. Reduzindo o número de cesárias, reduzimos a taxa de admissão na UTI Neonatal. A crença popular que diz que cesária protege os bebês é uma mentira. O que protege o bebê é uma boa assistência obstétrica”, afirmou Hirakawa que também é docente de medicina na UFSCar.

Homenagem 

O Ambulatório Materno-Infantil de Alto Risco leva o nome do ex-provedor Rinaldo Pucci. Familiares do homenageado, médicos, funcionários e autoridades como o prefeito Airton Garcia acompanharam a solenidade. A atual diretoria, sob o comando do provedor, Antônio Valério Morillas, também homenageou a médica e ex-coordenadora da maternidade, Elvira Zanette.

O novo ambulatório unifica as atividades do Ambulatório de Cuidados Especiais em Gestação (ACEG) e do Serviço de Acompanhamento e Intervenção Neonatal Precoce em Bebês de Alto Risco (SAIBE). A estrutura funciona a partir de uma parceria entre a Santa Casa, a Prefeitura de São Carlos e o curso de medicina da UFSCar. 

Deixe uma resposta