POLÍTICA | Câmara entregou o título de Cidadão Honorário ao Professor Fernando Araújo-Moreira

O Prof. Dr. Eng. Fernando M. Araújo-Moreira recebeu oficialmente em sessão solene da Câmara Municipal realizada nesta sexta-feira (24), o título de “Cidadão Honorário de São Carlos”, conforme Decreto Legislativo aprovado pela Casa, proposto pela vereadora Cidinha do Oncológico (SD), oradora oficial da solenidade.

A sessão foi presidida pelo vereador Azuaite França (PPS), representando o presidente da Câmara, vereador Julio Cesar (Democratas). Estiveram presentes Walcinyr Bragatto, secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda, representando o prefeito municipal; José Francisco Pires, representando o deputado federal Lobbe Neto (PSDB-SP); o Professor Walter Libardi, vice-reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), representando a reitora Wanda Hoffman; o Tenente Coronel PM Wellington de Souza, comandante do 38º BPM-I; o Major PM Luiz Sérgio Mussolini, subcomandante do 38º BPM; o Major Jefferson Lopes Jorge, coordenador operacional do 38º BPM; o Capitão PM Paulo Roberto Nucci Junior, comandante da 1ª Cia da Polícia Militar; e o Major PM Rodrigo Bragança, general de Brigada Saú – Comandante da 11ª Brigada da Infantaria – Campinas.

Com 56 anos, Fernando M. Araújo-Moreira nasceu em  San Carlos, Maldonado, Uruguai e está radicado no Brasil há 34 anos. 

Professor Titular no Departamento de Física da UFSCar, onde ingressou como docente em 1992, é Engenheiro de Materiais com ênfase em materiais metálicos, materiais cerâmicos e engenharia nuclear pela Universidade Federal de São Carlos, tem mestrado e doutorado em Física pela mesma instituição e pós-doutorado em Fisica Aplicada pela Universidade de Maryland nos Estados Unidos.

Foi Chefe do Departamento de Física da UFSCar em três oportunidades. Presidiu a comissão nacional do MEC/INEP de elaboração do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) na área de Engenharia em 2005 e 2008. Foi também Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UFSCar em duas oportunidades, coordenador do Curso de Bacharelado em Engenharia Física em três oportunidades e é o coordenador do Programa de Estágios desse curso desde 2003. Ainda, foi Coordenador da Rede Nacional de Nanobiotecnologia Aplicada à Medicina e à Defesa Nacional (CAPES) e Coordenador do Programa Brasil-Alemanha (UNIBRAL) na área de Engenharia Física (CAPES). 

Araújo-Moreira é colaborador do Núcleo de Estudos Estratégicos do Comando Militar do Sudeste (CMSE) e pesquisador colaborador do Instituto Meira Mattos (Ciências Militares, na área de Gestão de Defesa-Defesa QBRN) da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). Atuou também como consultor/Instrutor do Exército Brasileiro na área de Defesa QBRN/Biodefesa para a Copa do Mundo FIFA 2014. 

Foi contemplado com diversos prêmios/honrarias, destacando o Prêmio Janus (Instituto de Estudos Avançados da USP, pólo de São Carlos) e a Medalha MMDC do Mérito Constitucionalista. Autor/co-autor de 16 patentes e de 14 livros/capítulos em livros no Brasil e no exterior, também orientou 55 projetos de Iniciação Científica, 70 trabalhos de final de curso, 31 projetos de mestrado, 34 projetos de doutorado e supervisionou 25 projetos de pós-doutorado e cientistas visitantes.

ENGENHARIA FÍSICA 

Entretanto, a sua maior contribuição para a UFSCar como dirigente do Departamento de Física foi a proposta, criação e implantação do Curso de Bacharelado em Engenharia Física, pioneiro no Brasil, hoje também presente em importantes instituições academicas tais como USP, UNICAMP e ITA.

Em seu discurso, a vereadora Cidinha destacou que o homenageado é um pesquisador nato e, por excelência, um homem à frente de seu tempo. Alguém que se diferencia pela arte sutil de interrogar a natureza e, com suas descobertas, contribuir para o bem da humanidade.

“Nossa cidade que se sobressai como importante centro universitário e industrial, polo científico e tecnológico -, orgulha-se de receber como Cidadão Honorário um cientista absolutamente compromissado com a ciência e identificado com nosso país e com nossa terra que de  braços abertos o recebeu e recebe, como também a seus familiares”, declarou a parlamentar.

Deixe uma resposta