
O deputado estadual Roberto Massafera recebeu hoje (30) a visita do médico oncologista Sergio Daniel Simon, presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica e respeitada autoridade no tratamento de pacientes com câncer.
Simon esteve na Assembleia Legislativa a convite do deputado Roberto Massafera que preside a CPI da Fosfoetanolamina, a conhecida pílula anticâncer. A comissão investiga as razões que levaram o Estado a suspender os testes com a substância realizados pelo ICESP (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo).
Roberto Massafera quer conhecer a opinião de autoridades que atuam no tratamento de câncer e deve convidar o oncologista a contribuir com os trabalhos da CPI. Entre suas investigações, os parlamentares querem apurar se os protocolos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Ética e Pesquisa (Conep) foram seguidos pelo ICESP nos testes com a fosfoetanolamina.
Segundo Sérgio Simon, a medicina ainda sabe pouco sobre essa doença. Ele avalia que o Brasil precisa de uma maior interação entre os agentes governamentais e privados para garantir o acesso ao atendimento oncológico de qualidade a todos os pacientes.