IBATÉ | Orquestra Experimental da UFSCar se apresentará no “Natal de Luzes & Som”
Depois do sucesso do primeiro final de semana das festividades do “Natal de Luzes e Som” de Ibaté, as apresentações terão continuidade nesta quinta-feira (30), com o Coral Joia de Deus, da Igreja Matriz São João Evangelista, que se apresentará a partir das 20h, na Praça Central.
Na sexta-feira (1º), é a vez da Orquestra Experimental da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) se apresentar, também na Praça Central, às 20h. “É uma apresentação muito aguardada por todos. Gostaria de convidar todos os ibateenses e os amigos da nossa região para prestigiar o ‘Natal de Luzes e Som’ e também a Orquestra Experimental da UFSCar. Será um prazer ver nossa população participar e receber os visitantes” comentou o prefeito José Luiz Parrella (PSDB).
Ainda no sábado (2), às 20h, irão se apresentar o Coral Infantil Celebrando Jesus e Cantata Milagre de Natal, na Igreja Presbiteriana, com a participação das crianças da Igreja Êxodo e Coral Aleluia da Igreja Presbiteriana.
No domingo (3), às 20h, a Banda Marcial Municipal de Ibaté estará na Praça Central com todo o seu repertório e coreografia.
Orquestra Experimental da UFSCar
A Orquestra Experimental da UFSCar é um grupo comunitário que se dedica ao estudo, pesquisa e desenvolvimento de um repertório musical através da prática instrumental em conjunto.
Aglutina músicos das mais diferentes idades (desde 10 até 70 anos), oriundos de todos os segmentos da sociedade de São Carlos e região, além de alunos, funcionários e professores da UFSCar. A Orquestra é um espaço de prática musical e também um laboratório vivo aos alunos que cursam disciplinas e desenvolvem pesquisas junto ao grupo.
Ao longo de seus 26 anos de história, a orquestra recebeu mais de 500 músicos amadores e profissionais, tocou com artistas consagrados, e realizou cerca de 30 concertos anuais em diferentes cidades, levando música para teatros, praças, ruas, escolas, fábricas, estádios, centros comunitários, igrejas, ou seja, para onde o público queria ouvir.
A orquestra é conhecida pela descontração e alegria de seus participantes, seu repertório diversificado, e pela formação instrumental diferenciada, que agrega instrumentos convencionais de orquestra com instrumentos populares. Esta combinação gera uma sonoridade única, interessante e permite juntar músicos e instrumentos que não teriam oportunidade de se juntar.
Atualmente, com cerca de 100 participantes, o grupo se tornou um espaço para tocar, ensinar, aprender e fazer amigos.