ESPECIAL | ETE Monjolinho completa 09 anos de inauguração nesta sexta-feira, 01

Já faz nove anos que, em um linda solenidade, com a presença da senadora Marina Silva e autoridades do Governo Federal, estadual e de vários municípios da região, no ultimo mês da gestão do ex-prefeito Newton Lima, o presidente do SAAE, Eduardo Antonio Teixeira Cotrim, presidiu a inauguração e deu o start da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Monjolinho, localizada na estrada municipal Cônego Washington José Pêra, na Água Fria.

A obra pública é uma das mais modernas e grandiosas já realizadas na cidade e representou, na época, o resgate de uma dívida ambiental de São Carlos, uma vez que, até aquela data, a cidade não tratava um litro sequer do esgoto coletado. Foi o início da superação da degradação ambiental que a cidade e a região sofriam há cerca de 150 anos.

O projeto da ETE foi desenvolvido por pesquisadores da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da Universidade de São Paulo (USP), e reconhecido nacionalmente como um dos melhores e mais avançados já realizados.

A primeira etapa da Estação inaugurada há 09 anos, passou a tratar cerca de 75% do esgoto que é coletado na sede do município, tendo ficado naquela época, apenas o bairro Cidade Aracy, sem o tratamento do esgoto, cujas estações elevatórias, ainda, não estavam prontas para recalcar o esgoto até a Estação de Tratamento. São Carlos viveu um dia memorável.

O portal Região em Destake faz questão de parabenizar o ex-presidente da autarquia municipal, Cotrim, pois acredita que as políticas públicas que são boas para a cidade, devem ter sequência, sem a preocupação de qual sigla ou bandeira partidária que teve a iniciativa. Viva a história de São Carlos!!

Deixe um comentário